Luzia Martins presta homenagem aos artistas finalistas do Prêmio de Música das Minas Gerais

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Votos de Congratulações
Luzia Martins presta homenagem aos artistas finalistas do Prêmio de Música das Minas Gerais

Em Poços de Caldas, o Grupo Guaimbê se classificou com a música “Mar de Algaroba” e Nego Moura & Os Camarás com “Reafricanizar”

A Câmara de Poços aprovou, por unanimidade, um Requerimento contendo Votos de Congratulações ao Grupo Guaimbé e a Nego Moura & os Camarás pela classificação para a final da 9ª edição do Prêmio de Música das Minas Gerais. A vereadora Luzia Martins (PDT), autora da proposição, recebeu Léo Brasileiro (Guaimbé), Nego Moura e Luiz Felipe Iagunaz no Plenário do Legislativo, nesta semana. Na oportunidade, acompanhada de outros vereadores, entregou cópia do documento aos artistas.

Mais de 500 compositores se inscreveram na edição de 2022, sendo que 60 foram selecionados para as classificatórias e 15 chegaram à final. O Festival, aberto a músicos e grupos musicais com residência no estado, é realizado pelo Governo de Minas, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Claro, gestão da Espaço Ampliar e produção da Trium Brasil e Aline Ferreira Produções.

Em Poços de Caldas, o Grupo Guaimbê se classificou com a música “Mar de Algaroba” e Nego Moura & Os Camarás com “Reafricanizar”. Segundo Luzia Martins, a participação de grupos musicais em festivais realizados fora do município colabora para o enriquecimento da cultura local. “Esse Votos de Congratulações vem reconhecer o trabalho desenvolvido e parabenizar os músicos pelo comprometimento no que se propõem a fazer. Esse Prêmio é realizado como forma de promover a cultura musical e valorizar os artistas, compositores e intérpretes mineiros independentes. Fico muito feliz em prestar essa homenagem, juntamente com o vereador Flavinho, que também é autor de um Requerimento nesse mesmo sentido, com aprovação dos demais colegas”, ressaltou.

Luzia comentou, ainda, sobre o papel decisivo da música na vida das pessoas. “É preciso valorizar esses artistas locais, que estão sendo reconhecidos pelo Estado, quiçá pelo Brasil. Temos a obrigação de fazer o reconhecimento a essa classe que consegue transpor barreiras, utilizar sua arte, em especial a música, como instrumento de transformação social, de transformação de conceitos, conseguindo destruir concepções equivocadas para construir o que há de melhor para nossa vida”, finalizou.