Luzia Martins pede melhorias na infraestrutura do CEI Santo André
A vereadora Luzia Martins (PDT) é autora de um Requerimento que solicita informações do Executivo sobre os cuidados e a manutenção do Centro de Educação Infantil Santo André. Nesta semana, ela fez uma visita ao local e constatou a necessidade de diversas melhorias estruturais, em especial com relação a infiltrações.
Luzia lembra que o CEI passou por uma reforma no telhado em 2019, no entanto os problemas continuam. “A estrutura da creche está precária, principalmente quando chove pois, além das infiltrações, a água jorra no refeitório, cozinha, salas administrativas e brinquedoteca, esta última sala conta com armários planejados e estão todos danificados devido à água que escorre pelas paredes. É sabido que a reforma do local foi feita há menos de três anos, o que não justifica os problemas apresentados”, diz.
Além da situação do telhado e das trincas em todo o prédio, a vereadora cita um problema na área externa. “A infiltração existente devido a uma mina não canalizada está comprometendo o local, impedindo que as crianças possam ocupá-lo. O chão já está cedendo e o muro estando comprometido pode ceder e causar algum acidente, visto que uma das salas está próxima a ele. O local abriga cerca de 100 crianças e esta situação o caracteriza como insalubre para recebê-las”, declara.
No Requerimento apresentado, a parlamentar questiona qual a previsão para início de reparos no CEI, quando foi feita a última avaliação periódica no local e se a mina citada já foi avaliada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). “Elaboramos o Requerimento de n. 562/2022, com indagações sobre algumas demandas citadas, e estamos elaborando um outro complementar para que possamos entender o por quê de um imóvel reformado ha tão pouco tempo estar passando por estes óbices. É preciso saber quem foi o engenheiro responsável. Se a obra foi executada por terceiros, é preciso cobrar a garantia do serviço. Não podemos pagar por um serviço que não tem o resultado satisfatório”.
Luzia ressalta, ainda, a importância de um parquinho para atender às crianças. “Além dos problemas estruturais apresentados, o local não possui um parquinho, o que é importante para o desenvolvimento deste público. Na visita que fiz ao local, notei que existe uma área que aparentemente pode receber esse equipamento de lazer. As crianças devem ser nossa prioridade. Uma boa infraestrutura nos Centros de Educação proporciona conforto, segurança e bem-estar para alunos, professores e toda comunidade escolar, facilitando e potencializando o processo de aprendizagem, pois aumenta o interesse das crianças e contribui para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e motoras”, conclui.