Luzia Martins pede divulgação do projeto Imposto de Renda Solidário

por Imprensa publicado 03/02/2021 18h25, última modificação 05/02/2021 18h37
Projetos sociais
Luzia Martins pede divulgação do projeto Imposto de Renda Solidário

Vereadora destacou a importância da parceria com a Receita Federal no projeto Imposto de Renda Solidário

Na última semana, a vereadora Luzia Martins (PDT) esteve com o delegado da Receita Federal, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, durante a entrega a instituições de algumas
cidades do sul de Minas de mercadorias apreendidas pelo órgão em Poços de Caldas. Durante o encontro, a parlamentar pontuou a necessidade de divulgação constante do projeto Imposto de Renda Solidário, que permite a destinação de parte do imposto para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Luzia destacou que a população precisa estar ciente dessa modalidade de doação. “Como secretária de Promoção Social, me empenhei muito, juntamente com o delegado Dr. Michel e o Dr. Daniel, que é auditor-fiscal, através de palestras, orientações e divulgações acerca do Imposto de Renda, ou seja, da destinação de parte desse imposto para os fundos da criança e adolescente e do idoso. E como isso funciona? O valor arrecadado é destinado aos fundos municipais e é direcionado a projetos sociais do município. O contribuinte não paga mais por isso, apenas destina para o fundo e o recurso fica na cidade. Isso é bom porque nós estamos vendo no que está sendo utilizado o Imposto de Renda, pelo menos parte dele. É um fator que mobiliza o setor econômico, a qualidade de vida das pessoas e o município só tem a ganhar com isso. No entanto, é preciso ter mais divulgação, de forma constante”, disse.

A legisladora destacou, ainda, a importância do apoio da Receita Federal nessa ação. “O apoio da Receita é fundamental, porque garante ao contribuinte que não existem problemas nessa iniciativa. Muitos mitos são divulgados ainda, de que os contribuintes podem cair em malha fina. Muito pelo contrário, é muito bem-vindo para a Receita Federal o cidadão que se compromete com o desenvolvimento social da cidade”, afirmou,

Segundo a vereadora, o município precisa levar essa informação a todas as empresas e organizações. “Precisa de muita divulgação para que Poços atinja também as empresas. Elas podem doar até 1% do imposto devido. Seria importante que Poços reconhecesse, por meio de algum selo, a ‘empresa amiga da criança e do adolescente’ e a ‘empresa amiga do idoso’”, declarou.