Luzia Martins defende implantação do programa Jovem Aprendiz no município

por Imprensa publicado 29/01/2021 18h45, última modificação 05/02/2021 18h37
Desenvolvimento profissional
Luzia Martins defende implantação do programa Jovem Aprendiz no município

Vereadora Luzia Martins ressaltou importância do projeto para Poços de Caldas (Foto: Michelle Veloso)

Em reunião, nesta semana, com a secretária de Administração e Gestão de Pessoas Ana Alice de Souza, a vereadora Luzia Martins (PDT) defendeu a implantação pela Prefeitura do programa Jovem Aprendiz. Para a legisladora, trata-se de um importante projeto que oferece aos adolescentes e jovens oportunidade de desenvolvimento profissional.

O Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos, criada pelo Governo Federal em 2000. O objetivo é estimular o primeiro emprego e a formação profissional, principalmente aqueles que nunca tiveram trabalho. A legislação prevê que o jovem deve estar cursando ou já ter concluído a escola e também frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, relacionado à atividade que quer desempenhar enquanto estiver contratado. As médias e grandes empresas devem ter de 5% a 15% de seus funcionários como aprendizes e o contrato deve ser de dois anos no máximo.

Luzia pontuou que o programa permite que o jovem adquira conhecimento e desenvolva habilidades e competências. “O Jovem Aprendiz é um programa técnico-profissional, que prevê a execução de atividades teóricas e práticas. Trata-se de um processo diferente da Guarda Mirim, por exemplo, que não se encaixava na legalidade de um programa Jovem Aprendiz. Essa formação permite que os jovens se tornem aprendizes através de uma formação e isso traz uma melhora no atendimento dessa faixa etária. Considero uma importante estratégia e precisamos abarcar tudo isso. As empresas que são privadas têm a obrigação de cumprir essas metas, ou seja, terem um número de aprendizes de acordo com o número de trabalhadores. Acho justo que a Prefeitura também abra esse espaço para contratação, porque Poços precisa proporcionar aos jovens oportunidade de desenvolvimento profissional”, afirma.

Durante a visita à Secretaria de Administração, Luzia Martins também abordou outras questões, entre elas as condições dos Equipamentos de Segurança dos agentes comunitários de saúde e dos trabalhadores do cemitério e a possível criação de uma comissão interdisciplinar para diálogo e propostas visando atender às pessoas em situação de rua. Além disso, a parlamentar solicitou um levantamento da relação dos bosques, praças e parques para estudo sobre possíveis projetos de gestão comunitária desses locais.