Luzia Martins defende fomento à economia popular solidária em Poços

por Imprensa publicado 10/03/2021 13h15, última modificação 15/03/2021 16h58
Políticas públicas
Luzia Martins defende fomento à economia popular solidária em Poços

Vereadora encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre ações nessa área

A vereadora Luzia Martins (PDT) apresentou um requerimento, no mês de fevereiro, solicitando informações do Executivo sobre a existência de estudos para implementação de política de fomento à economia solidária no município. Segundo a parlamentar, esta é um importante alternativa para geração de trabalho e renda, com melhorias efetivas da inclusão social.

Luzia lembra que, em 2019, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Economia Solidária e Ações Estruturantes, oportunidade em que discutiu-se a necessidade de elaboração de um projeto de lei com as diretrizes para viabilizar a Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária. “Houve um amplo debate com muitos atores que praticam, estimulam e buscam a efetiva implementação dessa política. Como uma iniciativa a esse movimento, houve a apresentação do Projeto de lei n. 58/2019, de autoria da então vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari, o qual não prosperou”, ressalta.

De acordo com a legisladora, é preciso compreender o melhor processo e o real interesse da administração no assunto. “Estamos vivendo tempos difíceis. O desemprego assola o Brasil e nossa cidade também. Mas temos muitos trabalhadores criativos e a Economia Solidária é uma proposta de organização do trabalho, que tem como base a sua própria força como atividade econômica. Eles mesmos produzem e comercializam. Essa maneira visa proporcionar autonomia, geração de renda, troca de saberes, fortalecimento socioeconômico, articulação de redes de produção e consumo. É uma economia que possibilita a construção de relações mais justas e solidárias. Por isso, a importância de uma atenção especial nesse tema”.

No requerimento, a vereadora questiona se é interesse da administração municipal a elaboração e implantação da Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária e se existe algum projeto nesse sentido. Luzia aponta que os princípios básicos dessa política pública são autogestão, democracia, participação, igualitarismo, cooperação no trabalho, desenvolvimento humano, responsabilidade social e justiça social. “Esses fatores não proporcionariam a geração de trabalho e renda de forma solidária e associativa que o município tanto almeja? É uma indagação que faço, aguardando o Executivo um posicionamento sobre o assunto”, finaliza.