Lucas Arruda visita Associação Criança Feliz

por Imprensa publicado 03/12/2020 15h05, última modificação 16/12/2020 18h27
Lucas Arruda visita Associação Criança Feliz

Vereador Lucas Arruda foi recebido pela coordenadora do projeto

A fim de conhecer o trabalho realizado pela Associação Criança Feliz, o vereador Lucas Arruda (Rede) esteve na sede da entidade, no final do mês de novembro. Acompanhado do vereador eleito Tiago Braz, o parlamentar recebeu informações sobre o desenvolvimento dos projetos voltados à família, com caráter preventivo, de proteção social básica e de convivência e fortalecimento de vínculos. Ele foi recebido pela coordenadora Aline Garcia Olímpio.

A Associação Criança Feliz iniciou os trabalhos nos anos 90, através de um grupo de pessoas que notavam as inúmeras crianças pelas ruas da cidade, pedindo esmolas e fora da escola. No início, as atividades com essas crianças, realizadas em espaços emprestados, eram sobre higiene, alimentação, esporte, lazer e educação. Em 1993, foi fundado o Lar Criança Feliz e, em 1997, a instituição passou a ter sede própria, localizada no bairro Jardim Centenário. A mudança possibilitou, além de autonomia, um atendimento maior de crianças e adolescentes, melhorando também a qualidade dos serviços oferecidos.

Desde janeiro de 2014, o foco do trabalho da associação voltou-se para a família. Os objetivos, segundo informações da própria instituição, são prevenir a ruptura dos vínculos familiares, através de atividades que promovam o fortalecimento do convívio familiar e comunitário, empoderando as famílias para que sejam protagonistas de sua história. Além disso, a finalidade do projeto também é ampliar a capacidade protetiva e potencializar a busca por mudanças e autonomia. Além do FortaleSer, que atende cerca de 60 famílias e aproximadamente 100 crianças e adolescentes, a associação executa o Programa Família Guardiã, serviço da média complexidade, que atende crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, e sua guarda se mantém com a família extensa enquanto a equipe técnica trabalha o retorno para a família de origem. A entidade executa, ainda, o serviço Família Acolhedora, da alta complexidade, destinado a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, e ficam nos cuidados de uma família acolhedora enquanto a equipe técnica trabalha o retorno para a família de origem ou na, sua impossibilidade, o retorno para a família extensa.

Segundo Lucas Arruda, outro grande trabalho desenvolvido pela instituição são as atividades online durante a pandemia. “Desde o início da pandemia, os profissionais têm atuado de forma remota para atender às famílias. São diversas atividades oferecidas no contraturno escolar, de acordo com a faixa etárias das crianças, e as famílias também recebem oficinas no período noturno. É preciso destacar que a Associação Criança Feliz tem atuado no município há muitos anos, executando um trabalho que faz a diferença na comunidade. Mesmo na pandemia, tem tido um destaque importante através de um trabalho competente dos profissionais que ali atuam e isso demonstra também o quanto as instituições sociais são necessárias, representam e ocupam um vácuo que o estado acaba deixando. Por isso, é preciso valorizar muito o que elas fazem em nossa cidade”, declara.

De acordo com o legislador, o objetivo no próximo ano é continuar acompanhando o trabalho das entidades em Poços, sempre buscando auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à família, crianças e adolescentes. “Durante meu primeiro mandato, estive sempre em contato com as instituições e queremos continuar com esse trabalho, buscando sempre o melhor para Poços”, conclui.