Lucas Arruda se reúne com movimento estudantil da PUC
Com o objetivo de receber as demandas de alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – campus Poços de Caldas, o vereador Lucas Arruda (Rede) se reuniu, na última semana, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Atlética e de vários Diretórios Acadêmicos da instituição. O encontro contou com a presença de aproximadamente 20 estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Administração, Psicologia, Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.
A necessidade de melhorias em algumas vias de acesso à universidade, entre o bairro Jardim Country Club e a avenida Padre Francis Cletux Cox, foi um dos assuntos abordados durante o encontro. Segundo Lucas Arruda, um requerimento sobre o tema já foi encaminhado ao Executivo com o objetivo de propor soluções. “Representantes do movimento estudantil trouxeram algumas demandas, uma delas com relação à trilha localizada nas proximidades da PUC. Muitos estudantes que moram nas imediações da universidade, na região do Country Club, utilizam esse trecho como um atalho para acesso à universidade. Nos últimos tempos, aconteceram alguns assaltos no local. Nós fizemos um pedido de informações ao Executivo para saber se a área é pública e se existe a possibilidade de melhorar a passagem, colocar iluminação, entre outras ações. Recebemos a resposta informando que a área é particular, portanto o município não pode desenvolver ações na infraestrutura. No entanto, com relação aos assaltos, já está agendada uma reunião entre os alunos e Polícia Militar para que medidas sejam tomadas”, disse.
O meio passe também foi um assunto levantado pelos alunos. Mesmo com a resposta da Prefeitura sobre a necessidade de uma fonte de custeio para arcar com as despesas, o parlamentar salientou que a questão continuará sendo debatida. “Hoje a PUC já é contemplada com as linhas especiais, no entanto os alunos entendem que seria muito importante que o meio passe pudesse ser disponibilizado em todas as linhas do transporte coletivo que passam por aquela região. Esta é mais uma reivindicação que vamos discutir. É preciso encontrar alternativas que possam viabilizar o meio passe, pois sabemos o quanto isso é importante para manutenção de muitos alunos no ensino superior”, declarou o legislador.
A instalação de um bicicletário na universidade, melhorias na iluminação das vias de acesso, construção de calçadas no trecho da avenida Padre Francis Cletux Cox que já está sendo duplicado e o reajuste do valor pago aos estagiários contratados pela Prefeitura foram outras reivindicações apresentadas. Segundo o vereador, com relação aos estagiários, há um projeto de lei do Executivo nesse sentido. “Muitos alunos que são estagiários na Prefeitura estão recebendo uma bolsa de R$ 400 e desde 2009 não há reajuste. Essa é uma demanda não só dos alunos da PUC, mas de outras faculdades. O Executivo chegou a enviar um projeto nesse sentido no ano passado, a matéria foi devolvida para análise e vamos trabalhar no sentido de viabilizar essa justa demanda, sabendo da importância do trabalho do estagiário”, disse.
Lucas Arruda destacou o engajamento e compromisso dos alunos no que diz respeito à solicitação de melhorias. “Fiquei muito feliz em ver o movimento estudantil empenhado nessas questões de melhorias para os alunos. Fiz parte, há alguns anos, desse movimento e fui aluno da universidade também. É muito gratificante ver que estão atentos aos problemas que preocupam a comunidade no dia a dia”, concluiu.