Lucas Arruda recebe alunos dos cursos de Direito e Administração

Puc Poços
Lucas Arruda recebe alunos dos cursos de Direito e Administração

Vereador Lucas Arruda recebeu estudantes dos cursos de Direito e Administração

Alunos dos cursos de Direito e de Administração da Puc Poços de Caldas participaram, na última semana, do projeto Câmara em Visita. Eles foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede), que falou sobre as funções da Câmara, realização das reuniões ordinárias, fiscalização dos atos do Poder Executivo e sobre a tramitação de projetos de lei e outras proposições.

Temas como meio passe, charretes, verticalização dos bairros, ações de conscientização sobre o uso excessivo de medicamentos, distribuição de canudos plásticos e implantação de hospitais públicos veterinários foram discutidos pelos alunos. As propostas apresentadas durante as visitas serão encaminhadas ao Executivo, através de indicações.

João Marcos de Oliveira Vilas Boas, aluno do segundo período do curso de Direito, conta que uma das reivindicações apresentadas pela sua turma foi sobre a proibição do uso dos canudos plásticos. “Acho muito importante essa questão de poder reivindicar melhorias para a cidade para que os vereadores tenham uma noção do que é a real preocupação da população da cidade. A proposta que o meu grupo levou, a pedido do professor Virgílio, foi da proibição do uso de canudinhos, tendo em vista que há diversas outras cidades que já proibiram a circulação. Acredito que a visita foi muito importante. Mostrou como é uma sessão no plenário da Câmara, que muitas vezes nós não sabemos como funciona. Esse projeto é muito importante e gostaria que continuasse, levando essa aproximação da população com os vereadores”, ressalta.

A professora Maria Teresa Mariano Miguel acompanhou os alunos do curso de Administração. Para ela, essa atividade é fundamental para que os estudantes tenham consciência da necessidade de serem mais ativos e mais participativos no local onde moram. “Foi muito importante a participação dos alunos do curso de Administração da Puc. Em primeiro lugar, porque as disciplinas que sou responsável, além de Gestão Ambiental, são Gestão de Cidades e Tendências de Gestão dos Serviços Públicos Urbanos. Estive com três turmas durante a noite e para o sétimo e oitavo períodos [a visita] foi fundamental. Eles absorveram bem, participaram e já deram um retorno de que adoraram a experiência. Eles não tinham ideia da dinâmica da Câmara Municipal, uma coisa é o professor passar a teoria, a outra coisa é a prática”, afirma.

Para Maria Teresa, a ideia é colocar no cronograma da disciplina de Gestão de Cidades uma aula prática dentro da Câmara. “Os alunos adoraram, principalmente o sétimo período da noite, e pediram que no semestre que vem, quando estarão no oitavo, querem participar novamente. Eles viram as dificuldades, viram como é complexo você ter um assunto que diverge na cidade e que os vereadores têm o dever de fazer essa participação. Então, para eles foi muito bom. Isso faz com que os munícipes tenham uma cidadania maior, uma compreensão maior. Se todos tivessem essa possibilidade, com certeza, teríamos cidadãos mais conscientes dos seus deveres e dos seus direitos”, enfatiza.

O professor Virgílio Diniz acompanhou as turmas do curso de Direito. Ele reforça que a visita é um complemento indispensável às aulas teóricas da graduação. “A visita é de importância fundamental para os alunos do Direito, já que o curso é voltado principalmente para o conhecimento das leis e daí a necessidade de conhecerem o Poder Legislativo municipal e o procedimento de uma sessão ordinária de elaboração das normas da cidade. Além disso, é importante para que os alunos despertem seu interesse pelo exercício da cidadania, refletindo sobre os problemas da realidade municipal, explorem novos talentos, novas habilidades e, até mesmo, novas vocações que não são exploradas nas aulas teóricas”, diz.

O vereador Lucas Arruda destaca que, mais uma vez, as visitas foram bastante proveitosas. “O curso de Direito já participa há algum tempo, já é a quarta vez que recebemos os alunos, e essa foi mais uma experiência produtiva. Agora tivemos a satisfação em receber os alunos de Administração. Avalio de forma muito positiva a presença dos alunos e acredito que essa parte de cidadania é importante para todos os cursos, independente de quais áreas os profissionais vão atuar. Todos precisam ter esse contato com o Poder que representa o povo e iniciativas como essa contribuem muito para que a gente consiga disseminar o que acontece dentro da Câmara, como é o processo e como as pessoas podem participar”, declara.

As escolas, faculdades e demais instituições que quiserem participar do Câmara em Visita devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.