Lucas Arruda recebe alunos das escolas Cleusa Lovato, Edir Frayha e Francisco Escobar

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Câmara e Visita
 Lucas Arruda recebe alunos das escolas Cleusa Lovato, Edir Frayha e Francisco Escobar

Alunos da escola Cleusa Lovato estiveram acompanhados da professora Gislene, que também já participou do Câmara em Visita

Três escolas de Poços participaram do Câmara em Visita no mês de maio: Escola Estadual Cleusa Lovato Caliari, Escola Estadual Francisco Escobar e Escola Municipal Professora Edir Frayha. Os estudantes foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede), presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo.

O Câmara em Visita foi criado através da Resolução n. 658 e completará 22 anos em agosto desse ano. Centenas de instituições passaram pela Casa desde a implantação do projeto. Além de receberem informações sobre as atribuições dos vereadores e das Assessorias, os alunos discutem e votam propostas de melhorias para o município.

Várias demandas foram apresentadas durante as últimas visitas. Os estudantes da escola Edir Frayha, por exemplo, falaram sobre a necessidade de realizar intervenções na biblioteca e adquirir novas obras literárias, instalar um laboratório de Ciências para aulas práticas e reformar banheiros, parquinho e a quadra de esportes da unidade de ensino. Eles ressaltaram, ainda, a importância do reforço à segurança e da implantação de faixas elevadas para pedestres nas imediações da escola.

Gislene Cristina de Oliveira Venâncio, da Escola Estadual Cleusa Lovato Caliari, acompanhou os estudantes no Câmara em Visita. Para a professora, o encontro foi muito gratificante por vários motivos, um deles porque, enquanto adolescente, ela também participou do projeto no Legislativo. “Falar da minha presença nesse projeto do Câmara em Visita é muito importante, porque lembro da minha participação enquanto adolescente. No ano de 1999, tivemos um projeto com o professor de História da época sobre o voto consciente, foi um projeto bem amplo, e lembro que depois estivemos na Câmara. Nessa oportunidade, já entendi que era legal essa participação atuante das crianças e das famílias para entender o funcionamento dos Três Poderes. Agora, enquanto professora, tive a oportunidade de levar os meus alunos”, contou.

A professora falou, ainda, sobre o trabalho feito na escola antes da visita e sobre as reivindicações apresentadas. “Para essa visita houve uma preparação e verificamos depois como foi o aprendizado. Quando a gente chega na Câmara e é tão bem atendido como foi, por parte dos servidores e do vereador Lucas, com toda atenção e carinho, é muito gratificante. Os alunos se sentiram protagonistas, como pessoas que podem lutar por seus direitos, como seres atuantes no mundo. O que procuramos fazer foi desconstruir a ideia de que a Prefeitura e a Câmara têm a função de fazer o assistencialismo. Quebrar esse estigma foi fundamental. Nos levantamentos que fizemos, apesar de nem todos serem passíveis de projeto, a gente pôde ver que os alunos estavam por dentro de como era importante levar as demandas do bairro, entre elas faixas elevadas de pedestres, cuidados com calçadas, com animais soltos. Apesar de não ser de responsabilidade do vereador, entender que tem um órgão que pode cobrar por esse serviço. Foi um processo longo que culminou na visita à Câmara. Estou muito contente que o trabalho deu certo e que eles ficaram muito felizes”, declarou.

Para o vereador Lucas Arruda, que também já esteve no Câmara quando tinha 11 anos de idade, é preciso valorizar os projetos que incentivam a participação de crianças e jovens nas atividades do Legislativo. “Projetos como o Câmara em Visita trabalham a questão da educação cidadã, mostrando o quanto é importante o exercício da democracia, o estar atento às questões do dia a dia que impactam na vida de todos nós. Fico feliz em receber os alunos e poder contribuir de alguma forma nesse processo”, destacou.

Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do Câmara em Visita. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.

 

registrado em: