Lucas Arruda quer implantação de atendimento odontológico na UPA
No ano passado, o vereador Lucas Arruda apresentou um Requerimento questionando o Executivo sobre os atendimentos odontológicos realizados no SUS, em especial na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Logo no início dos trabalhos legislativos em 2023, o parlamentar recebeu uma resposta da Prefeitura informando que a UPA não oferece tal serviço.
Segundo Lucas Arruda, esta é uma situação que precisa ser revista. “Temos legislação federal que determina o atendimento odontológico em Unidades de Pronto Atendimento de porte 3, que é o caso de Poços de Caldas. Infelizmente, não contamos com esse serviço. É importante que o mesmo exista, porque o atendimento de urgência ficará incompleto. Sabemos da dificuldade em conseguir um dentista público, em períodos não comerciais, como por exemplo em finais de semana, à noite e feriados”, ressalta.
Em resposta encaminhada à Câmara, a Prefeitura informou que a inserção de equipes de saúde bucal na UPA III está prevista no Plano Municipal de Saúde, no entanto não há, no momento, cargo de dentistas plantonistas. O Executivo ressalta que a proposta para o estatuto municipal (PL n. 79) prevê, dentre as atribuições do dentista da ESF, a realização de plantões de urgência, e que, atualmente, o atendimento de urgência ocorre em todos os pontos de atenção da rede municipal de saúde (unidades básicas, instituições conveniadas e atenção especializada.
Lucas Arruda reforça que o assunto merece uma atenção especial, visto que diversos problemas têm início com a saúde bucal. Com relação à não existência de cargos de dentistas, ele diz que a empresa que contrata médicos pode, nesse caso específico, contratar dentistas de urgência e emergência. “Muitas pessoas desconhecem, mas diversos problemas de saúde começam pela boca. Por isso, é muito importante que, desde a infância, exista esse acompanhamento regular com um dentista. Mesmo com os atendimentos em outras unidades de saúde, é de extrema importância que tenha início o atendimento da UPA 24 horas”, conclui.