Lucas Arruda propõe implantação de prontuário eletrônico na Saúde
De autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), o anteprojeto de lei n. 23/2019 sugere ao Executivo a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na rede pública de Saúde de Poços. A matéria foi encaminhada à Prefeitura nesta semana e, caso acatada, volta à Câmara para votação.
O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é a unificação de todo o processo de cadastramento, agendamento de consultas, acompanhamento dos usuários e digitalização de dados dos pacientes, contribuindo para maior eficiência nos atendimentos. Para o legislador, com esse histórico integrado, os profissionais da Saúde não terão que iniciar um processo de avaliação cada vez que o paciente se dirigir a uma unidade médica, otimizando o tempo e os recursos.
Lucas Arruda ressalta que essa preocupação vem desde o início do seu mandato, em 2017. “Há dois anos, fiz várias visitas a unidades de saúde e PSFs e percebi que uma das principais demandas dos profissionais era justamente a informatização e sincronização com todas as outras redes para instalar o Prontuário Eletrônico. Era também uma das principais reivindicações dos pacientes, uma vez que isso eliminaria a possibilidade de perda de documentos, facilitaria o fluxo e o acompanhamento e daria mais transparência em todos os processos, facilidade também a atuação dos médicos, que teriam ali um histórico de toda a vida dos pacientes, relacionado à questão da saúde. Isso contribuiria até para um diagnóstico mais preciso e certeiro, o que traz mais eficiência para o sistema e gera economia. Economia esta que deve ser revertida para investimentos na própria Saúde. Defendo muito, por exemplo, a realização de mutirões de cirurgias para eliminar filas em algumas áreas mais complexas”, diz.
O parlamentar comenta, ainda, que em 2018 encaminhou um requerimento à Prefeitura sobre esse assunto. Em resposta, foi informado que as unidades estavam sendo dotadas de equipamentos de informática e que, posteriormente, faltaria a questão da Internet. Lucas Arruda lembra que esta também tem sido uma cobrança constante do seu gabinete.
Por fim, o vereador destaca a medida terá um impacto positivo na área da Saúde de Poços de Caldas. “É muito importante essa integração e também o compartilhamento das informações entre os profissionais, pacientes, gestores e toda equipe envolvida. Isso representa um avanço e uma melhoria no sistema de saúde de um município. Além disso, o custo para a implantação do PEC precisa ser visto como investimento e eficiência pela administração pública”, conclui.