Lucas Arruda lamenta demora para conclusão de obra em unidade de saúde

por Imprensa publicado 25/05/2021 10h50, última modificação 01/06/2021 10h22
Zona rural
Lucas Arruda lamenta demora para conclusão de obra em unidade de saúde

Vereador esteve no local, em fevereiro desse ano, para conferir as intervenções que vêm sendo feitas no prédio

Um Requerimento de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), que solicita informações da Prefeitura sobre a reforma da unidade de saúde da Fazenda Souza Lima, foi aprovado recentemente pela Câmara. De acordo com o parlamentar, a situação ser arrasta há quase dois anos.

Durante votação do Requerimento, na reunião ordinária de 18 de maio, Lucas Arruda ressaltou que a Prefeitura iniciou a reforma em outubro de 2019, com previsão de conclusão em dois meses. Com o começo da obra, a unidade foi transferida para um vestiário de um campo de futebol da zona rural. “A história da reforma do posto de saúde se arrasta há bastante tempo. O prédio em questão não é da Prefeitura, foi uma luta grande do ex-vice professor Flávio Faria, que conseguiu que o dono cedesse à Prefeitura, em comodato, por um prazo de 25 anos. Assim, o município iniciou as obras e, como duraria apenas dois meses, a unidade passou a funcionar em um vestiário. O atendimento, desde então, está sendo feito de forma improvisada, gerando transtornos, já que não é um local adequado para serviços de saúde”, contou.

O vereador afirmou que, em março de 2020, com a pandemia, as obras foram paralisadas e só retornaram em outubro. “No começo da pandemia é compreensível que tudo fosse suspenso, porém a reforma já poderia ter sido entregue antes mesmo da pandemia, uma vez que já se passavam seis meses. Mas, a obra ficou parada até outubro de 2020 e até hoje não foi finalizada. Para se ter uma ideia, no mesmo espaço estão sala de curativos, cozinha e administrativo, na outra sala a médica faz atendimentos, ou seja, são condições insalubres. Tive informações que a obra está avançando, mas é preciso entregar o quanto antes à população, que está sendo penalizada”, disse.

Em fevereiro, Lucas Arruda fez uma visita ao local, acompanhado de servidores da Secretaria de Projetos e Obras Públicas. Segundo o parlamentar, eles garantiram a conclusão da obra em março desse ano. No Requerimento, o legislador questionou por quais motivos as obras na unidade de saúde ainda não foram finalizadas e qual a previsão para sua reinauguração. Ele pediu, ainda, cópia integral do processo licitatório, com eventuais aditivos e valor total gasto.