Lucas Arruda encaminha demandas para melhorias no transporte coletivo

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h40
Audiência pública
Lucas Arruda encaminha demandas para melhorias no transporte coletivo

Vereador participou de audiência realizada pela Prefeitura e apresentou reivindicações da comunidade

Na última semana, a Prefeitura realizou uma audiência pública referente ao transporte coletivo urbano no município. O objetivo foi discutir diretrizes para elaboração do edital visando à contratação de empresa que irá explorar o serviço na cidade. Presente no encontro, o vereador Lucas Arruda (Rede) levou diversas reivindicações da comunidade.

Segundo o parlamentar, a questão do transporte coletivo sempre foi motivo de preocupação durante o mandato. Para ele, é preciso somar esforços para garantir que a nova licitação traga benefícios aos usuários. “Em 2017, encaminhei um requerimento para saber como estava o andamento do Plano de Mobilidade Urbana, porque era muito importante que ele já tivesse sido aprovado antes da licitação. Isso daria embasamento para direcionar todo o processo. Além disso, fiz diversas cobranças sobre a aprovação do Plano Diretor, outra ação que poderia também subsidiar a licitação. A Câmara também encaminhou requerimentos mostrando sua preocupação quanto ao cumprimento do prazo para realização do processo licitatório em tempo hábil”, ressalta.

Lucas Arruda comenta que, infelizmente, o Executivo ainda não conseguiu encaminhar essas duas propostas ao Legislativo. “A Câmara não pôde analisar esses projetos, então a licitação fica falha nesse sentido, uma vez que poderia ser mais rica em detalhes e trazer de forma mais abrangente os anseios da população. Lamento muito que esses dois planos não estejam vigentes ou atualizados. O CEFET fez uma ótima apresentação, mas lamento muito também por ter sido apenas uma audiência. Na minha avaliação, o ideal era a realização de audiências em diversos pontos da cidade, inclusive em finais de semana, para possibilitar a participação ativa do usuário do sistema. No entanto, com os atrasos, a licitação vem sendo feita de maneira um pouco atropelada para cumprir os prazos”, diz.

O legislador destaca que fez questão de participar de todo o debate promovido pelo Executivo, apresentando as reivindicações que recebeu desde o início do mandato. Entre elas, estão: implantação efetiva do meio passe estudantil para todas as universidades e ensino técnico; alteração em lei específica para garantir parada em locais alternativos para pessoas com deficiência, idosos, mulheres e adolescentes após as 22h; indicação para que nas linhas da zona rural seja cobrado o mesmo valor das linhas urbanas; integração de linhas pelo preço único da tarifa; ampliação do passe livre para acompanhantes de pessoas com deficiência que não tenham independência; manutenção dos serviços prestados pelas vans no atendimento às pessoas com deficiência, justificado pela geografia da cidade que não permite muitas vezes a utilização do ônibus convencional, mesmo que adaptado; adoção de procedimentos visando à redução de emissão de CO² pelos ônibus da frota, usando fontes motrizes de energia menos poluentes e menos geradores de gases do efeito estufa; ampliação de horários em várias linhas; implantação de linhas em bairros que ainda não são contemplados, como é o caso do Residencial Veredas; medidas para resolver a superlotação em horários de pico, além de outras melhorias diversas.

De acordo com o vereador, a expectativa é a finalização de todo o processo da melhor forma possível. “Nosso gabinete continua à disposição para receber as demandas da comunidade referente ao assunto. A expectativa colocada no dia da audiência é o lançamento do edital em 10 de outubro e tudo que chegar até essa data será encaminhado pelo meu gabinete ao Executivo, com o objetivo de que as sugestões sejam avaliadas e contempladas no edital”, conclui.

registrado em: