Lucas Arruda e Tiago Braz insistem na agilidade para construção do Hospital do Câncer

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Cobrança
Lucas Arruda e Tiago Braz insistem na agilidade para construção do Hospital do Câncer

Vereadores querem agilidade na construção do Hospital em Poços

Os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede) são autores de Moções de Apelo que solicitam ao Governo do Estado de Minas, aos senadores mineiros Alexandre Silveira, Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e à Câmara dos Deputados a liberação de recursos para a construção do Hospital do Câncer de Poços de Caldas. As proposições estarão na pauta da próxima sessão da Câmara.

No documento, os parlamentares pontuam todas as ações realizadas até o momento para a obtenção de recursos e execução do projeto do Hospital do Câncer. Eles citam desde o lançamento da pedra fundamental pelo Governo do Estado, no ano de 2013, passando por elaboração de convênios, encaminhamento de ofícios, visitas a Belo Horizonte e apresentação de Requerimentos e Moções, até a sugestão de emendas no Orçamento do Município para o ano de 2022. “Diante de tantas idas e vindas, inércia e recusas quanto à viabilização do Hospital do Câncer, iniciamos as tratativas para inserir emenda no Orçamento do Município de Poços de Caldas, para que fosse possível garantir pelo menos uma parte dos recursos necessários visando ao início das obras do tão importante e esperado Hospital do Câncer e que também atenderia a ampliação da Hemodiálise no município”, ressaltam na Moção.

Os vereadores lembram que a emenda foi rejeitada, sob a justificativa de que o município colocaria à venda um lote de terreno e o recurso arrecadado seria usado nas obras. "Até agora isso ainda não foi viabilizado e é uma grande preocupação. Tenho essa luta desde o começo do meu mandato, em 2017, e é também uma promessa de muito tempo do Governo do Estado. Tivemos uma resposta negativa do Governo do Estado, mas entendemos que Poços precisa recuperar todo o protagonismo regional e precisa ter esse Hospital do Câncer. Nós vamos lutar até o último instante para conseguir esses recursos. Seria muito importante que a emenda tivesse sido aprovada para que a Santa Casa pudesse iniciar a construção, visto a demora para se vender o terreno. Nós temos que, paralelamente a isso, buscar recursos junto ao Governo do Estado e Governo Federal, por isso o encaminhamento de todas essas Moções”, diz Lucas Arruda.

Ainda de acordo com os legisladores, outras cidades têm anunciado a construção de unidades voltadas ao tratamento de câncer, enquanto Poços permanece perdendo protagonismo na área da saúde. “Reconhecemos o trabalho e rendemos homenagens ao tratamento que hoje é oferecido pela Santa Casa de Poços de Caldas a toda a população, mas acreditamos que a melhoria, o avanço da estrutura física, tecnológica e profissional, a ampliação da oferta do serviço oncológico serão muito importantes. Estamos na luta por essa reivindicação, fortalecendo uma solicitação antiga do vereador Lucas, para que o Hospital saia do papel. E vamos continuar para que isso se torne realidade. Além das Moções, estamos encaminhado uma Indicação e um Requerimento ao prefeito questionando o que foi feito até agora, quais movimentações estão sendo realizadas, visto que já entramos no terceiro mês de 2022”, afirma Tiago Braz.

registrado em: