Lucas Arruda é selecionado para integrar Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Líder RAPS
Lucas Arruda é selecionado para integrar Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Vereador foi selecionado entre mais de sete mil inscritos

Após participar de um processo seletivo com mais de sete mil inscrições, o vereador Lucas Arruda (Rede) foi escolhido para fazer parte da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Ao lado de políticos de diversas cidades do país, ele irá compor o quadro de Líderes RAPS, que têm como missão contribuir para o aperfeiçoamento do processo de identificação e formação de lideranças políticas no Brasil, com base nos princípios e valores da Ética, Transparência, Sustentabilidade e Participação Popular.

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade foi fundada em maio de 2012 e, segundo informações da própria organização, sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade da democracia brasileira, mediante a atração, seleção, formação, apoio e monitoramento de lideranças políticas, com e sem mandatos eletivos, comprometidas com os princípios já elencados. Além disso, a RAPS destaca que o propósito é preparar os líderes para enfrentarem alguns dos principais desafios econômicos, ambientais e sociais do país, incorporando a sustentabilidade em seus projetos e ações.

Lucas Arruda conta como foi o processo para se tornar um Líder RAPS e destaca que essa escolha é bastante positiva para o trabalho do seu mandato. “É uma organização que visa conectar políticos que têm uma atuação nessas questões que envolvem a transparência, a sustentabilidade e a ética. Fico muito feliz, porque o processo desse ano foi o que o obteve mais inscritos desde sua fundação, foram 7030 em todo o país. Tivemos várias etapas, primeiro com a inscrição, depois com o preenchimento de um formulário, já apresentando nessa fase a forma de trabalho, como ele se desenvolve na cidade. Depois, tivemos a gravação de um vídeo mostrando a atuação no município e posteriormente a etapa de entrevista, quando a RAPS poderia aprofundar os temas que apontam como questões básicas. Foram 99 contemplados no Brasil todo e apenas 10 no estado de Minas Gerais”, comenta.

O vereador ressalta, ainda, que faz questão de compartilhar essa conquista com todas as pessoas envolvidas no trabalho de seu mandato. “O meu mandato é participativo e procuramos sempre estar próximos da população, ouvindo os anseios para poder encaminhar de forma mais assertiva todas as demandas. O objetivo é construir propostas que sejam, realmente, os anseios da comunidade. Termos essa interação bastante ampla ajudou muito em todo o processo”, conclui.

registrado em: