Lucas Arruda defende manutenção do orçamento para pesquisa no Brasil

por Imprensa publicado 24/10/2018 15h25, última modificação 16/11/2020 12h39
Moção de Apelo

Em agosto desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou uma Moção de Apelo contra o possível corte de orçamento para a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na última semana, o parlamentar recebeu um ofício do Ministério da Educação reforçando uma notícia já divulgada recentemente de que os pagamentos das bolsas de estudo concedidas pela Capes não serão suspensos. Ainda no documento, a Câmara foi informada que o orçamento de 2019 para essa área, encaminhado pelo MEC ao Ministério do Planejamento, é maior que o de 2018.

Segundo Lucas Arruda, o Legislativo de Poços está atento a essa questão, pois o tema tem impacto direto no fomento à pesquisa no país e afeta alunos de Poços que possuem bolsas de estudo da Capes. “Apesar de uma notícia positiva já divulgada com relação ao assunto, estou acompanhando de perto toda essa discussão. Na época em que apresentei a Moção de Apelo, conversei com vários alunos do município que relataram grande preocupação com os cortes no orçamento e a possível perda do benefício. Com certeza, tal medida seria um prejuízo para todo o país”, disse.

Ainda de acordo com o vereador, a Moção foi apresentada tendo em vista a divulgação, pelo Ministério do Planejamento e Gestão, de possível corte em cerca de 11% para despesas não obrigatórias, podendo chegar a uma redução de R$ 580 milhões no orçamento da Capes. Com essa notícia, o Conselho Superior pediu a manutenção da verba prevista atualmente na LDO 2019. “Esperamos que a decisão de não realizar cortes seja mantida, pois a pesquisa fomentada pelo poder público é fundamental e não podemos permitir esse retrocesso, com suspensão de pagamento de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de outras perdas”, declarou.

A Moção de Apelo apresentada pelo vereador Lucas Arruda está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.