Lucas Arruda defende implantação de novos cursos no campus da UEMG em Poços

por Imprensa publicado 03/12/2018 13h27, última modificação 16/11/2020 12h39
Avanços
Lucas Arruda defende implantação de novos cursos no campus da UEMG em Poços

Vereador se reuniu com diretora da AME e com o diretor da unidade da UEMG em Poços

No início do mês de outubro, o vereador Lucas Arruda (Rede) encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a implantação de novos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Poços de Caldas. Segundo o parlamentar, o que motivou o envio da proposição foi o anúncio feito pela Prefeitura, em novembro de 2017, com relação a mudanças programadas para a instituição, inclusive tratando de autonomia pedagógica nas decisões do campus.

Nesta semana, o parlamentar recebeu uma resposta da diretoria da UEMG, ressaltando os avanços conquistados pela instituição desde a criação da Unidade Acadêmica de Poços de Caldas, que deixou de ser um curso fora de sede da Faculdade de Educação, campus Belo Horizonte. De acordo com o diretor Carlos Alberto Casalinho, em ofício encaminhado à Câmara, foram implantados importantes setores dentro da unidade como, por exemplo, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o objetivo de reorganizar o currículo do curso de Pedagogia, e o Conselho Departamental (CD), o maior órgão de uma unidade, que possui a finalidade de assessorar a direção para uma gestão democrática.

No documento, a diretoria informa que a preocupação atual da unidade é a reestruturação do curso de Pedagogia. No entanto, ao mesmo tempo em que tal ação é desenvolvida, vem sendo feito um levantamento para verificar o interesse da comunidade e da região na implantação de novos cursos. “É desejo da atual direção da unidade promover, no mais curto espaço de tempo e, dentro das possibilidades econômicas do Estado de Minas Gerais, cursos de pós-graduação na área da Educação e licenciaturas, bem como Mestrado. Ainda mais, sendo liberada a criação de novos cursos de graduação, a transformação do novo espaço em um campus avançado da UEMG”, afirmou a direção do campus, em ofício destinado ao vereador.

Outros assuntos foram abordados na resposta ao pedido de informações, tais como a mudança da unidade para o prédio onde estava instalado o SENAI, bairro Jardim Country Club, transferência esta que já aconteceu recentemente, os trabalhos de extensão e pesquisa em andamento e as negociações para instalação da Rede Cidadã e de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município.

O vereador Lucas Arruda destacou a importância das medidas adotadas pela unidade visando à autonomia de decisões. “Poços de Caldas vem se consolidando como polo universitário e os avanços no campus da UEMG são de extrema importância. Tanto a implantação de novos cursos, como também a criação de um polo da Universidade Aberta do Brasil, o que viabilizará a oferta de cursos de várias universidades públicas do país, são ações que contribuem para o crescimento e sucesso da instituição. Fiz uma visita ao campus e fui muito bem recebido pela diretora da Autarquia Municipal de Ensino, professora Nanci de Moraes, e pelo diretor da unidade Carlos Alberto Casalinho. Enquanto vereador, estou acompanhando essa movimentação com o objetivo de contribuir no que for de competência do Poder Legislativo”, declarou o parlamentar.

O requerimento e as informações prestadas pela unidade da UEMG em Poços estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto do vereador Lucas Arruda com a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, e com o diretor da UEMG em Poços, Carlos Alberto Casalinho.