Lucas Arruda defende crescimento ordenado das regiões leste e sul

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Resposta do Executivo

Em junho desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou dois requerimentos questionando a Prefeitura sobre as ações desenvolvidas pelo município para receber as novas famílias beneficiadas com moradias populares nas regiões leste e sul de Poços. A grande preocupação do parlamentar é com relação ao crescimento ordenado da cidade e com as medidas que precisam ser adotadas para que existam condições adequadas de infraestrutura.

Recentemente, o vereador recebeu do Executivo uma resposta sobre o assunto. Secretaria de Planejamento, DMAE, DMED, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação pontuaram algumas questões referentes às duas regiões, entre elas prazo para entrega das moradias, abastecimento de água, tratamento de esgoto, serviços de saúde, expansão da iluminação pública e vagas em unidades escolares.

Com relação ao saneamento básico e iluminação pública, o Departamento Municipal de Água e Esgoto e a empresa DME Distribuição informam que os sistemas atuais atendem aos empreendimentos, tanto no Jardim Itamaraty V, zona leste, como também no Parque Esperança III, zona sul de Poços. No que diz respeito a novas vagas em creches, a Secretaria de Educação aponta que, na região sul, um novo CEI no Jardim São Bento, com localização próxima às novas moradias, oferecerá 188 vagas integrais para crianças de zero a cinco anos. A nova unidade está entre as cinco iniciativas para construção de Centros de Educação Infantil através do Plano de Ações Articuladas do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). No Jardim Itamaraty, a Secretaria ressalta que a nova creche, anunciada em agosto de 2018, tem previsão para ser inaugurada ainda em 2019, oferecendo 94 vagas em tempo integral.

A previsão para entrega das novas moradias também foi assunto abordado pelo vereador Lucas Arruda. Na zona sul, os empreendimentos Sonho Dourado I e Sonho Dourado II tiveram projetos aprovados em janeiro de 2018, com validade do alvará de construção até 31 de janeiro de 2021. Na região leste, o empreendimento Vale dos Pinheiros conta com projeto aprovado em outubro de 2017, com validade do alvará até 13 de novembro de 2020.

Para o legislador, é preciso destacar a importância desses investimentos e também do planejamento adequado de crescimento dessas regiões. “Sempre defendi esses investimentos, inclusive eles tiveram aprovação na doação dos terrenos pela Câmara Municipal. Precisamos buscar sempre a diminuição do deficit habitacional em nossa cidade, no entanto o que preocupa é a necessidade de um planejamento ordenado para que a população que já reside nessas localidades e as famílias que ali vão residir tenham dignidade. Estamos acompanhando todo o processo e cobrando medidas para que os serviços básicos sejam garantidos a toda a população”, declara.

Os requerimentos, bem como as respostas da Prefeitura, estão disponíveis no Portal da Câmara, em Proposições (Requerimentos n. 376 e n. 377).

 

registrado em: