Lucas Arruda apresenta Moção de Apelo para zerar fila de exames de endoscopia no SUS
Em maio desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou uma Moção de Apelo ao Executivo cobrando medidas para zerar a fila de exames de endoscopia na rede pública de saúde de Poços. O assunto vem sendo tratado pelo parlamentar desde 2023, quando apresentou Requerimento solicitando informações sobre o tema.
Segundo Lucas Arruda, o cenário com relação aos exames de endoscopia é bastante preocupante, visto que existem pacientes aguardando desde 2022. “Diante das demandas, apresentamos esse Requerimento no passado e voltamos a tratar da pauta recentemente, através de novo Requerimento e de uma da Moção de Apelo. Existem pacientes com pedidos antigos, precisando realizar o exame e não estão conseguindo. Isso é muito triste, porque nós sabemos que se esse problema não for resolvido no começo ele pode se agravar e virar um problema maior. Nós estamos falando de um órgão que as pessoas precisam para fazer a digestão dos alimentos. Estamos fazendo essa Moção a fim de apelar para uma solução”, diz.
Em resposta ao primeiro Requerimento apresentado pelo vereador, a Prefeitura informa que o principal motivo da demora é a escassez de serviços habilitados para a execução do exame na região. “Neste momento, o serviço credenciado não consegue atender à demanda regular adicionada à demanda reprimida. Está em curso a ampliação da oferta desses exames para equalizar o problema”, diz trecho do Ofício enviado ao Legislativo.
Ainda na resposta, o Executivo esclarece que há exames represados desde 2022, totalizando, até o mês de janeiro de 2024, 2.577 pacientes. “Não podemos continuar com esse atraso, tendo em vista a complexidade de doenças do sistema digestivo, que precisam ser diagnosticadas de forma rápida. A Administração termina o ofício dizendo que, para solucionar o problema de represamento de exames de endoscopia, faria o credenciamento de novas clínicas e convênios para atenção à demanda. No entanto, diariamente, recebemos informações de pacientes questionando a demora desse exame. Apelamos para que o Executivo resolva, de forma definitiva e real, essa questão”, afirma o vereador.
A Moção de Apelo e o Requerimento apresentados pelo vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.