Lígia Podestá propõe coleta seletiva nas repartições públicas

por Imprensa publicado 15/07/2019 10h20, última modificação 16/11/2020 12h39
Conscientização
Lígia Podestá propõe coleta seletiva nas repartições públicas

Uso das sacolas plásticas foi também um tema abordado pela vereadora, durante audiência na Câmara

Duas indicações encaminhadas à Prefeitura, em junho desse ano, sugerem medidas visando à redução do consumo e uso consciente dos resíduos sólidos no município. As propostas são de autoria da vereadora Lígia Podestá (DEM) e pretendem abolir o uso de copos plásticos e implantar a coleta seletiva em repartições públicas, além de criar uma campanha de conscientização para a reciclagem dos resíduos sólidos.

De acordo com a parlamentar, as solicitações se justificam tendo em vista que atitudes como as apresentadas trazem benefícios à cidade, possibilitando que ela se torne mais sustentável e ambientalmente equilibrada. “Cabe ao poder público conscientizar e educar a população sobre a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos. Acredito que o exemplo dado pela administração em suas repartições será importante nesse processo de discutir com a população a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Desde o início da legislatura, a vereadora Lígia Podestá tem sugerido debates e ações sobre o tema. Além de audiências públicas sobre a coleta seletiva no município, através de requerimento assinado também pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB), e sobre sacolas plásticas e problemas que acarretam ao meio ambiente, a legisladora apresentou um projeto de lei que veda a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. A matéria está em análise pelas comissões permanentes. Todas as proposições, tanto as indicações como o projeto de lei, estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.