Lei Municipal que concede título de cidade-irmã a Águas da Prata é sancionada

por Imprensa publicado 19/06/2019 10h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Lei Municipal que concede título de cidade-irmã a Águas da Prata é sancionada

Presidente da Câmara de Poços se reuniu, no início do ano, com os vereadores José Sebastião Silva, presidente da Câmara de Águas da Prata, e Fábio Ferraz

No final do mês de maio, o Executivo sancionou a Lei Municipal n. 9320 que concede o título de cidade-irmã a Águas da Prata, estado de São Paulo. O projeto de irmanação aprovado pela Câmara de Poços é de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), que no início do ano esteve no Poder Legislativo da cidade vizinha para apresentar a proposta aos vereadores.

O Ato de Irmanação, de acordo com a matéria aprovada, tem como finalidade a consolidação dos vínculos existentes entre os dois municípios, sobretudo em relação aos interesses comuns à população, uma vez que fazem fronteira e são divididos por apenas uma rua no bairro Vila Brasil de Nossa Senhora Aparecida (Marco Divisório). O projeto estabelece, ainda, a promoção de intercâmbio cultural, social, turístico, econômico e político, através do ato que será assinado pelos Poderes Executivo e Legislativo.

O presidente Carlos Roberto de Oliveira Costa ressalta que os títulos de Irmanação têm como objetivo criar laços e mecanismos políticos entre cidades ou regiões com características semelhantes ou com pontos de referências históricas comuns, resultando em ações e projetos nas áreas de desenvolvimento econômico, serviços públicos e políticas sociais. “Esse projeto é justamente no sentido de, logo após a assinatura do Ato, aproximar politicamente as duas cidades, possibilitando a troca de experiências e projetos para ajudar a população. Os moradores que vivem na Vila Brasil Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Marco Divisório, sofrem com problemas referentes ao transporte público, segurança e outras questões. Há leis federais que já preveem essa troca de serviços entre cidades de estados diferentes, através desse tipo de convênio. Então, a intenção é justamente essa, uma interação maior, visto que os dois municípios têm muitas coisas em comum, como a questão das águas e do turismo, e a proximidade geográfica ainda não permite esse intercâmbio”, afirma.

Ainda segundo o parlamentar, a recepção pelos vereadores de Águas da Prata, no momento da apresentação da proposta, foi muito positiva. “Fui muito bem recebido quando estive na Câmara de Águas da Prata e acredito que a recepção será muito positiva também com relação ao chefe do Executivo”, conclui.