Lei do vereador Flavinho homenageia vereadoras eleitas através da Galeria Maria Conceição Bonifácio

por Imprensa publicado 25/10/2024 16h58, última modificação 25/10/2024 16h58
Mulheres na política
Lei do vereador Flavinho homenageia vereadoras eleitas através da Galeria Maria Conceição Bonifácio

Flavinho, com as vereadoras desta Legislatura, fala sobre ações que visam preservar a história das mulheres na política

A Resolução n. 918 institui na Câmara de Poços a Galeria Maria Conceição Bonifácio, com o objetivo de prestar uma homenagem às vereadoras titulares eleitas no município. A proposição, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho, foi aprovada e promulgada recentemente pelo Legislativo.

De acordo com a nova legislação, fotografias das mulheres que tenham sido eleitas ficarão expostas em um espaço devidamente identificado da Câmara, em local visível e aberto à circulação. As imagens estarão dispostas lado a lado, em ordem cronológica de posse, acompanhadas da devida identificação com o período de atuação e o respectivo partido.

A criação de galerias com essa finalidade é um movimento crescente em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Para o autor, as fotografias trarão à população que visita a Câmara um panorama histórico da participação das mulheres na política poços-caldense. “Resgatar e preservar a história de pioneiras na nossa cena política significa motivar outras mulheres a esta participação que precisa ser maior. Outro objetivo é o de proporcionar o fortalecimento das reflexões acerca da importância inquestionável da mulher na construção da nossa sociedade”, ressalta.

Segundo Flavinho, é também dever da Câmara de Poços promover ações que busquem a igualdade de gênero e o resgate da história. “Tenho apresentado, desde o início do mandato, iniciativas voltadas à valorização das mulheres, ao combate à violência e à garantia de direitos. A Galeria, que recebe o nome Maria Conceição Bonifácio em homenagem à primeira vereadora eleita, no ano de 1971, é também um instrumento que reconhece e enaltece a presença do público feminino em diversas áreas, agora em especial na política”, afirma.

O vereador relembra outras proposições do mandato como, por exemplo, a distribuição gratuita e regular de tampões e absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social e extrema pobreza. Além disso, Flavinho faz parte, pelo segundo biênio, da Comissão de Direitos da Mulher, agora como vice-presidente.

A Resolução da Câmara de Poços está disponível para consulta no endereço https://siave.pocosdecaldas.mg.leg.br/Documentos/Documento/236494.