Lançamento e primeira oficina de formação política marcam início do Parlamento Jovem 2025
Lançamento do Parlamento Jovem contou com estudantes das 10 escolas que fazem parte do projeto neste ano
A Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, já deu início às atividades do Parlamento Jovem 2025. O lançamento desta edição, realizado na última semana, e a primeira oficina de formação política contaram com a presença de estudantes das 10 unidades de ensino que aderiram ao projeto.
Com o tema Juventude e Direitos Culturais, o PJ chega à 17ª edição no município. Participam, neste ano, as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.
O evento de lançamento aconteceu no dia 10 de março e reuniu, além dos estudantes, vereadores, representantes dos Executivo, membros da 25ª Subseção da OAB/MG e professores. O secretário municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, foi convidado para falar com os alunos sobre o tema de 2025.
Nando compartilhou sua experiência de mais de 25 anos na área artística e gestão cultural. “Eu fiquei muito feliz com esse tema, agora que estou à frente da Secretaria de Cultura, porque já dá uma perspectiva dos jovens começarem a pensar políticas públicas. Os jovens têm acesso a música, atividades e, muitas vezes, eles não entendem isso como possibilidade de direito, como possibilidade de criação de políticas públicas e de desenvolvimento cultural em regiões onde não se tem acesso”, ressaltou.
Sobre o projeto Parlamento Jovem, o secretário disse que conheceu o PJ no ano passado, quando ministrou uma oficina na cidade de Guaxupé. “Esse projeto é de extrema importância, porque se a gente começa a trabalhar a educação política desde esse período de escola, que eles são estudantes, isso é melhor para o futuro do país. Deixo uma mensagem aos estudantes, que é para acreditarem nas políticas e no poder de transformação coletiva. São eles que vão garantir os direitos da sociedade”, afirmou.
Também presente no lançamento, o professor Maxwell Marcelino de Souza participa pela terceira vez do PJ. Em 2025, ele está acompanhando os alunos da Escola Estadual David Campista e da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo. “Eu vejo que, cada ano que passa, vai gerando mais interesse em outros alunos para fazerem parte do PJ, para saberem qual é o tema do ano e já poderem chegar com ideias. Com relação ao tema atual, é necessário fomentar a cultura”, destacou.
Oficinas
Na última segunda-feira (17), a Escola do Legislativo promoveu a primeira oficina de formação política desta edição, com o tema Constituição Federal e os Direitos e Garantais Fundamentais. O próximo encontro será no dia 24 de março e abordará a Divisão de Poderes, importância do Poder Legislativo e o Papel do Vereador.
Tanto as oficinas políticas, como também as temáticas, têm como objetivo preparar os estudantes para a elaboração de propostas sobre o tema central. Esses encontros acontecem às segundas-feiras, às 16h30, no Plenário da Câmara.
Durante os próximos meses, os estudantes deverão debater e criar propostas que abordem questões essenciais para a promoção da diversidade cultural, igualdade e participação cidadã entre os jovens. Além da fase municipal, realizada na Câmara de Poços, eles ainda participarão das etapas microrregional, regional e estadual.