Indicação alerta para importância das campanhas contra sarampo

por Imprensa publicado 26/08/2019 16h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Saúde

No último dia 20 de agosto, o vereador Paulo Eustáquio de Souza (MDB) encaminhou uma indicação ao Executivo sugerindo a realização de campanha e vacinação dos poços-caldenses contra o sarampo. Com as notícias divulgadas nesta semana, a respeito das ações realizadas em Poços atendendo à determinação do Ministério da Saúde, o parlamentar destaca que é preciso intensificar a campanha e divulgar a importância da vacinação, em especial das crianças a partir de seis anos de idade.

A indicação apresentada pelo vereador ressalta que cidades como São Paulo e Campinas são alguns dos municípios em situação de surto de sarampo. Paulo Eustáquio alega que pela proximidade com Poços de Caldas há necessidade de expandir as campanhas, com informativos sobre a vacinação. “Além da questão da proximidade com essas cidades, temos o fato dos turistas que nos visitam. É importante que o município esteja em alerta e continue com as ações de prevenção”, diz.

Segundo informações do site da Prefeitura, Minas Gerais ampliou a vacinação contra sarampo e as crianças a partir de 6 meses de idade também devem ser vacinadas. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde devido ao aumento no número de casos da doença. No passado, a dose da tríplice viral era recomendada para crianças a partir de um ano.

Ainda segundo o Executivo, a vacina é gratuita e está disponível nas UBSs Centro, Country Club, São Jorge, Regional Leste e Sul, e nos Ponto da Cascata, Esperança 2, Kennedy 1 e 2, Quisisana, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Santa Augusta, Parque Pinheiro, Itamaraty 3, São José e Caio Junqueira.