Idosos atendidos pelo CIADI participam do Câmara em Visita

por Imprensa publicado 20/11/2018 09h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Idosos atendidos pelo CIADI participam do Câmara em Visita

Cerca de 60 idosos estiveram na Câmara, a convite do vereador Lucas Arruda

Na última semana, cerca de 60 idosos atendidos pelo CIADI (Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso) e também pelo Espaço Bem Viver participaram do programa Câmara em Visita. Eles foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede), que recentemente conheceu as ações desenvolvidas no projeto centro-dia, ligado à Igreja Metodista por meio da AMAS, a Ação Metodista de Assistência Social, através de parceria com a Secretaria de Promoção Social.

Quinze idosos ocuparam as cadeiras dos vereadores e, durante a simulação de uma reunião ordinária, apresentaram e discutiram propostas de melhorias para a cidade. Dentre as reivindicações, destacam-se: disponibilização na rede pública de mais médicos com especialidades no cuidado com a pessoa idosa, em especial geriatras; reformas e adaptações nas calçadas para maior acessibilidade, principalmente nos bairros; investimentos em áreas de lazer destinadas aos idosos; implantação de políticas públicas visando à criação de postos de trabalho para a pessoa idosa, com horários flexíveis; construção de novos centros de atendimento ao idoso a fim de contemplar as regiões leste, oeste e centro.

A psicóloga e técnica responsável pelo serviço CIADI, Vileide Soares Camargos, falou da importância dessa experiência proporcionada aos idosos. “A Câmara teve sempre um papel crucial no desenvolvimento da qualidade de vida do idoso no município de Poços de Caldas. Já fui presidente do Conselho e sou muito engajada com essas políticas públicas voltadas ao cuidado com a pessoa idosa. O vereador Lucas quis conhecer pessoalmente o trabalho, que já existe há 12 anos, e somos os pioneiros em termos do cuidado com o idoso no centro-dia. Dentro dessa perspectiva de conhecer e divulgar esse trabalho, que por mais que tenhamos importância nem toda população conhece, o vereador fez esse gentil convite para que viéssemos com nossos idosos para eles conhecerem onde são elaboradas as leis e como funciona a Câmara. Muitos deles têm lucidez e vontade de conhecer, mas faltava oportunidade. Muitas vezes os familiares não têm como trazê-los”, ressaltou.

Sobre o trabalho realizado com os idosos antes da visita à Câmara, Vileide destacou que as discussões a surpreenderam. “Quando falamos da pessoa idosa, achamos que ela está à parte da política pública. No entanto, quanto nós fomentamos o assunto, todos eles tinham um palpite, queriam falar o que poderia ser melhorado na cidade. As pessoas acham que os idosos não têm interesse, mas nos surpreendemos com a participação e com a forma que eles se portaram dentro da Câmara”, declarou.

Para o vereador Lucas Arruda, essa foi uma das melhores experiências enquanto legislador. “Foi muito gratificante essa visita. Estamos acostumados a receber alunos no Câmara em Visita, que também é muito interessante, pois estamos desenvolvendo a educação política. Porém, esse contato com os idosos foi extremamente produtivo. Pudemos perceber que, apesar das limitações e de não terem esse tipo de atividade com frequência, eles se saíram muito bem. O carinho que os idosos tiveram com a gente durante a visita foi muito bom. É preciso ressaltar, ainda, que eles estavam muito interessados com os problemas do município e apresentaram as inúmeras dificuldades que enfrentam no dia a dia, a fim de que o Legislativo possa tomar conhecimento e dar o encaminhamento necessário”, afirmou.

As visitas à Câmara podem ser feitas através de agendamento prévio pelos telefones 3729-3877/3818 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Fotos dos idosos no plenário da Câmara, durante discussão e votação das propostas.