Gincana do Saber contará com 14 escolas na edição 2022
Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, falou sobre o cronograma de atividades da Gincana 2022
A Escola do Legislativo da Câmara já iniciou os preparativos para a edição 2022 da Gincana do Saber. Na última semana, aconteceu, via plataforma Zoom, uma reunião de formação dos professores que orientarão as duplas de cada escola, oportunidade em que receberam informações sobre o cronograma das atividades. Neste ano, 14 unidades de ensino se inscreveram para o projeto.
Estão na edição 2022 da Gincana do Saber: Colégio CEPOC, Colégio Objetivo, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual Profª. Cleusa Lovato Caliari, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, Escola Municipal José Raphael Santos Netto, Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, Escola Municipal Profª. Edir Frayha, Escola Municipal Prof. Júlio Bonazzi, Escola Municipal Raphael Sanches, Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, Escola Municipal Vitalina Rossi e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.
As escolas que aderiram à Gincana do Saber devem agendar com a coordenação do projeto uma data de 04 de abril a 27 de maio para a realização de uma palestra da Escola do Legislativo aos estudantes. O tema será “Constituição Federal: Direitos e Garantias Fundamentais” e “Organização do Estado, Divisão dos Poderes”. Depois da palestra, as próximas etapas do projeto envolvem uma gincana interna nas escolas (etapa facultativa), eliminatórias e final, sendo as últimas realizadas no Plenário da Câmara.
As primeiras palestras já foram agendadas e acontecerão nos dias 06 e 08 de abril. “Essa gincana, além de ter seu lado competitivo, tem um caráter educativo importante. As palestras são etapas fundamentais nesse processo”, ressaltou a diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira.
No dia 06 de abril, o encontro será na Escola Municipal Vitalina Rossi. “Foi uma iniciativa que me empolgou muito e trouxe muitas coisas boas aos alunos participantes. Estou no segundo ano de participação e sinto a importância dessa ação cada vez mais”, comentou Maria do Carmo, professora orientadora dos alunos da Escola Vitalina Rossi, durante a reunião de formação dos professores.
Ainda na reunião de formação, o professor César Aparecido Dutra, que orientará as duplas da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, compartilhou suas experiências no evento. César orientou a dupla vencedora da edição de 2021 da Gincana do Saber. Representando a Escola Júlio Bonazzi, Laura Assis Monteiro e Maria Sofia Motta venceram a etapa municipal e ficaram em segundo lugar na edição regional do evento. “Desde quando nos inscrevemos na gincana, eu já tinha em mente um projeto a ser desenvolvido, dividido em etapas. A cada semana, eu comentava seis capítulos do livro Constituição em Miúdos, e ao final da exposição fazia, com toda a classe, um teste avaliativo para ver se o conteúdo foi assimilado pelos alunos. É um direito e dever nosso saber da Constituição Federal e o livro é simples, com linguagem objetiva. Inclusive uma das alunas, que já queria ser advogada, se animou mais ainda com a área depois do evento”, contou.
Uma particularidade da edição de 2022 é a possibilidade de cada escola participante inscrever duas duplas, ao invés de apenas uma, para participar do projeto. “Uma oportunidade para mais estudantes participarem da gincana. É muito importante que os professores orientadores não só repassarem o livro Constituição em Miúdos aos alunos, mas também se familiarizarem com o conteúdo da obra, para auxiliá-los em dúvidas pontuais. Cada professor vai encontrar a maneira ideal de trabalhar o livro na escola”, disse Tais.
O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre.
Todas as duplas e professores participantes da segunda etapa do projeto serão premiados com medalhas. As duplas que conquistarem a primeira, segunda e terceira colocações também receberão um prêmio e suas respectivas escolas um troféu. Uma novidade desta edição é que Poços sediará a etapa regional do projeto, prevista para a última semana de outubro. “Estamos buscando várias ações que deem o protagonismo para Poços de Caldas, que neste ano completa 150 anos de existência”, finalizou a diretora da Escola do Legislativo.