Funcionamento da Câmara Municipal é tema de oficina do Parlamento Jovem

Formação política
Funcionamento da Câmara Municipal é tema de oficina do Parlamento Jovem

Dez escolas participam do PJ em 2019

Na última semana, a Câmara de Poços realizou a terceira oficina de formação política, dentro das atividades do Parlamento Jovem 2019. O tema do encontro foi Funcionamento da Câmara Municipal, com a participação do assistente legislativo Rodrigo Galhardi. Os alunos das 10 escolas que integram o projeto receberam informações sobre as assessorias da Casa, atribuições de cada setor e os tipos de proposições elaboradas pelo Poder Legislativo. Os vereadores Álvaro Cagnani (PSDB) e Lucas Arruda (Rede) também estiveram presentes no encontro.

Segundo Galhardi, a participação dos alunos foi muito positiva, com diversas perguntas referentes à estrutura da Câmara. “Os alunos são bem questionadores, interessados e com dúvidas pertinentes ao que estava sendo falado, sinal de que estavam atentos à palestra. Abordamos, além da estrutura da Câmara, o que é Poder Legislativo, as atribuições dos vereadores e as funções fiscalizadora e de assessoramento ao Poder Executivo”, conta.

O assistente legislativo ressalta a importância do Parlamento Jovem como forma de interação e incentivo à participação popular. “Destaco como ponto positivo o fato desse evento ser constituído por jovens que estão em período de formação escolar e de constituição de suas opiniões. É uma possibilidade de interagir e aprender com o palestrante. Acredito que o incentivo à participação se dá com a realização desses encontros que levam as pessoas à Câmara ou que levam iniciativas do Poder Legislativo às escolas”, afirma.

Na próxima sexta-feira (05), às 15h, no plenário da Câmara, os alunos receberão a quarta oficina, desta vez com o tema Orçamento Público Municipal (PPA, LOA e LDO), com o Assessor Financeiro da Casa, Ricardo Marcondes. Além das oficinas, os alunos participam, no decorrer do projeto, de grupos de trabalho, encontro regional e das plenárias para votação das propostas.

Edição 2019

Neste ano, o tema do projeto é Discriminação Étnico-Racial, dividido nos subtemas Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direitos às identidades e à diversidade cultural. Participam do Pj, em 2019, as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.