Flavinho questiona cumprimento da lei que trata da divulgação dos cardápios das escolas

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Transparência
Flavinho questiona cumprimento da lei que trata da divulgação dos cardápios das escolas

Lei municipal que trata da divulgação dos cardápios decorre de um projeto do vereador Flavinho

Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) , solicitando informações da Prefeitura sobre o cumprimento da Lei n. 9.649/2022. Tal legislação, que decorre de um projeto apresentado pelo parlamentar, dispõe sobre a publicação obrigatória dos cardápios do Programa Restaurante Popular e da merenda a ser servida na rede municipal de ensino.

Recentemente, foram feitos alguns registros, tanto na imprensa, como nas redes sociais, com relação à falta de carne no cardápio da merenda escolar. Para Flavinho, a lei aprovada pela Câmara traz mecanismos que favorecem a transparência e possibilita o acompanhamento pela população dessa política pública. “No site da Prefeitura é possível localizar somente a divulgação do cardápio do Restaurante Popular. Diante das reivindicações feitas, nas últimas semanas, sobre o cardápio das escolas, é fundamental que haja uma publicidade e o cumprimento efetivo da legislação”, diz.

No Requerimento, o vereador questiona qual o link disponível no site da Prefeitura para divulgação dos cardápios, inclusive da escolas e creches, e se a divulgação está sendo feita nas redes sociais do Executivo, conforme garante a lei. Flavinho indaga, ainda, se, em caso de divulgação adequada do cardápio da merenda escolar, a informação foi atualizada com o fato da falta da carne e as respectivas alterações/substituições necessárias.

O parlamentar reforça que o intuito da nova lei é tornar a medida permanente. “A intenção é que essa política seja estabelecida em lei para que futuras administrações continuem essa divulgação. Com alguns fatos ocorridos e trazidos a essa Casa, eu acho que é fundamental a publicação, que dá previsibilidade e, principalmente, acompanhamento de pais e alunos, garantindo uma alimentação balanceada, saudável e de qualidade. Deixo aqui o apelo para que haja o cumprimento integral da lei, uma política pública necessária e essencial para a área da educação”, conclui.