Flavinho presta homenagem aos Ternos de Congos e ao Grupo de Caiapós do São José

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Votos de Congratulações
Flavinho presta homenagem aos Ternos de Congos e ao Grupo de Caiapós do São José

Ternos de Congos estiveram presentes no estande Minas Gerais na WTM Latin America, maior evento do segmento turístico no continente latino-americano

Na última terça-feira (18), representantes dos Ternos de Congos de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo, Nossa Senhora da Saúde e do Grupo de Caiapós do São José estiveram na Câmara. Na oportunidade, receberam do Legislativo Votos de Congratulações pela participação no estande Minas Gerais na WTM Latin America, maior evento do segmento turístico no continente latino-americano, realizado em São Paulo, no início do mês de abril.

A homenagem foi feita pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), através de Requerimento aprovado em Plenário e assinado também pelos vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (União Brasil). “Muito feliz em ver esta Casa Legislativa com presenças tão ilustres, que se dedicam à representação da nossa fé, nossa história e nossa cultura. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Este é um rico patrimônio nosso. Depois de três anos sem esta tradicional Festa, este ano a teremos, outro motivo para comemorarmos”, disse Flavinho.

Celebrando a Afromineiridade, a programação cultural do estande Minas Gerais, na WTM Latin America, teve início no dia 03 de abril com a abertura da mostra de Artesanato Mineiro e com a apresentação dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito. Uma ação realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com o objetivo de promover a cultura e os destinos de Minas, contribuindo para o fortalecimento da atividade turística e da economia regional, ampliando possibilidades de negócios. Esta é a segunda vez consecutiva que representantes dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços participam do evento, a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Aílton Santana, o Mestre Bucha, embaixador do Terno de Congos de São Benedito e integrante da diretoria da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, falou sobre a alegria em participar desse momento. “Uma satisfação muito grande a nossa Câmara Municipal abrir as portas para nossa cultura, cultura de raiz, cultura dos congadeiros e caiapós, que cresceram junto com a cidade. Hoje, graças a São Benedito, graças a Deus, estamos tendo o reconhecimento para manter essa atividade viva, porque se não depois somente em livros e fotografias. Ficamos muitos felizes com o reconhecimento das autoridades, da população e dos fieis de São Benedito e da Secretaria de Cultura, através do secretário Gustavo, que pela segunda vez nos levou a esse encontro latino-americano. Lá, pudemos nos alinhar com vários países, várias culturas, inclusive europeias, e nós lá representando Poços e nosso estado. O nosso governador esteve junto, no estande de Minas Gerais, ele valoriza muito a cultura do nosso interior. E não é diferente em Poços, com a atitude dos vereadores nos homenageando, a todos os Ternos de Congos e Caiapós”, declarou.

A vice-presidente da Associação, Zilma Maria da Costa Domingos, também esteve presente na Câmara e falou sobre o evento. “Fomos muito bem recebidos, ficamos muito agradecidos e felizes de mostrar nossa cidade Poços de Caldas. Estivemos pelos segundo ano, agradecemos o secretário Gustavo que proporcionou tudo isso, foi muito gratificante. O reconhecimento da Câmara é muito importante e agradecemos muito em nome da Associação”.

O vereador Flavinho destacou a participação de todos os representantes de Ternos de Congos, do Grupo de Caiapós e das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Planejamento no evento em São Paulo. Ele enfatizou a presença de Dona Orlanda da Conceição que, aos 95 anos de idade, levou mais uma vez sua respeitada voz à WTM Latin America. “Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Babalorixá do Terreiro de Umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, Dona Orlanda da Conceição é Mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, tendo sido nacionalmente reconhecida, em 2013, por meio do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, na categoria Mestres”, afirmou.

O evento recebeu 565 empresas expositoras e mais de 20 mil profissionais do setor. “Uma grande vitrine das nossas tradições, do nosso sincretismo e da nossa cultura, uma amostra do que Minas tem a oferecer, para visitantes do Brasil e do mundo. Reconhecer e valorizar nossas raízes consistem passos fundamentais para ressignificar nossa existência e nosso futuro”, finalizou o parlamentar.

 

 

 

registrado em: