Exposição “Encontros e EnCantos” apresenta desenhos de alunos do PMJ
A exposição traz desenhos, fotos e bonecos de pano que fazem alusão à herança cultural do bairro São José
A pedido do vereador Kleber Silva (Novo), a Câmara de Poços recebe, até 9 de dezembro, a exposição “Encontros e EnCantos Poços de Caldas: faço parte desta história”, que reúne desenhos produzidos por alunos do Programa Municipal da Juventude (PMJ) do São José. A mostra tem como objetivo principal ampliar o olhar, a reflexão e o estabelecimento de laços entre os envolvidos e a história do bairro e da cidade.
A abertura da exposição aconteceu nesta terça-feira (6), com a presença de vereadores, da professora de Artes Gabriele Malmann, da professora de Educação Física Marluce Moura Santos Augusto, da pedagoga Tatiane Vanderlei Ferreira, da coordenadora pedagógica do PMJ Vera Freire Muniz, do professor Paulo César Rezende e dos alunos participantes do projeto. Também prestigiaram a abertura a secretaria municipal de Educação Maria Helena Braga, a secretária adjunta Débora Brianezzi e outros integrantes da pasta.
A mostra traz artes estilizadas no formato da mão dos estudantes, além de desenhos, fotos e bonecos de pano que fazem alusão à herança cultural do bairro São José e revisitam as histórias do local. O trabalho foi realizado pelos alunos durante as oficinas diárias, com produções em grafite, lápis de cor, aquarela e nanquim, dentro das ações da unidade pelos 150 anos de Poços. O projeto “Encontros e EnCantos” é desenvolvido pelo PMJ desde 2015.
Gabriele Malmann, que coordenou o processo de produção dos desenhos, falou sobre a relevância da mostra para o PMJ e para a comunidade do bairro São José. “A importância da exposição é os alunos se verem aqui no centro da cidade e como protagonistas, não só acessórios. É importante que, como escola, nós ocupemos esses espaços, porque muitas pessoas falam da instituição sem realmente conhecê-la. Lá no PMJ temos um capital humano muito bom, com professores muitíssimos engajados e uma comunidade excelente”, comentou.
A professora de Artes também falou das demandas no PMJ. “O ensino integral já é uma das metas do Plano Nacional de Educação e já deveria estar cumprido, já deveríamos ter toda a rede com acesso à educação integral e não temos. Então a fala da professora Maria Helena Braga, prometendo a ampliação desta condição, é de grande importância e espero que aconteça. Também sentimos a falta de um maior suprimento de materiais. Para os trabalhos expostos aqui, por exemplo, os professores que se organizaram para comprar os materiais. Entendo que, no caso, material artístico não é barato, mas recebemos cada vez mais verba do Fundeb e esse dinheiro precisa ser investido na educação”, ressaltou.
O aluno do PMJ Victor Augusto participou da produção dos desenhos e esteve presente na cerimônia de abertura. Ele elogiou a iniciativa e se disse satisfeito com os ensinamentos adquiridos. “É importante esse apoio da Câmara para divulgar aquilo que o PMJ faz, todas as atividades com os alunos. Eu estou no PMJ desde os seis anos de idade e ele tem sido fundamental na minha vida e formação, ampliando os meus horizontes, me fazendo descobrir coisas novas e proporcionando novas amizades. Nessa exposição eu fiz dois desenhos, uma mão e uma pena. Eu adoro desenhar e pintar, mas não me acho muito talentoso, mesmo assim tenho aprendido várias técnicas no PMJ e melhorado muito”, disse o aluno do 9º ano.
Kleber Silva falou da satisfação em receber o trabalho. “Eu, particularmente, enquanto vereador, tenho um carinho especial pela Educação e acho que só através desta vamos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Quando era criança, estudei em uma série de escolas públicas, inclusive participando do PMJ, que na época se chamava Recriança, então eu tenho um carinho enorme por esse projeto. Quando fui convidado a conhecer o PMJ São José e me deparei com a qualidade dos desenhos feitos pelos alunos, não pensei duas vezes em pedir ao Plenário para que essa exposição acontecesse, dando voz a essas crianças, através de uma política social diferenciada, que precisa ter a participação do poder público, através do Executivo, fazendo as melhorias que os PMJs precisam”, declarou.
O legislador pontuou, ainda, a importância de ações de fomento ao bairro São José. “Enquanto vereador, mobilizei quase R$ 1,5 milhão para a pasta da Educação no ano passado e espero muito que parte deste valor seja investido no PMJ São José, inclusive com a compra de uma van para a instituição, que auxiliará muito no transporte dos estudantes, inclusive para conhecer espaços públicos como a Câmara Municipal. O poder público precisa pensar em políticas que fomentem a vida social das crianças do bairro São José, que, muitas vezes têm um talento fora do comum. Precisamos dar voz a essa população, a essas crianças, através de políticas públicas e projetos sociais importantes, sendo o PMJ um deles”, finalizou Kleber.