Evento discute transtornos emocionais e prevenção ao suicídio

por Imprensa publicado 10/07/2019 12h41, última modificação 16/11/2020 12h39
Doenças da Mente

Na próxima sexta-feira (12), a partir das 19h, a Câmara de Poços recebe o evento Doenças da Mente, atendendo a um requerimento do vereador Gustavo Bonafé (PSDB). Palestra, teatro, dança e música são as atividades propostas pelo grupo Coletividade, criado em agosto de 2018 pela fotógrafa e produtora Pamela Flausino e formado por 23 MC’s de diversos grupos que criam, compõem e produzem músicas autorais.

O objetivo principal do evento é levar as pessoas a uma reflexão e incentivá-las a repensarem novas possibilidades de vida. Segundo informações do grupo Coletividade, o encontro tem também a finalidade de utilizar a música, no caso o Rap, para acolhimento e discussão sobre dores internas e externas, criando um espaço de bate-papo sobre prevenção ao suicídio.

Os responsáveis pelo projeto (Bruno Santos da Silva, Jacqueline da Silva, Meiriele Cristine Alves Maximino e Pamela Soares Flausino) ressaltam, em documento encaminhado ao Legislativo, que os números de mortes por suicídio crescem a cada dia e que a intenção é contar com o apoio de multiplicadores de informações que lutem pela causa.

Para o vereador Gustavo Bonafé, além do debate sobre as doenças da mente, o evento é relevante por romper alguns paradigmas com a arte do Rap e do Hip Hop. “Esta é uma parceria do gabinete 8 com o grupo Coletividade, que reúne artistas locais que trabalham com o Rap e o Hip Hop. A ideia é promover um espaço de reflexão que abranja vários movimentos. Primeiro, um espaço para as pessoas que sofrem, hoje, com as doenças da mente, as mazelas de saúde que têm afetado tanto pessoas mais jovens como também as mais velhas. Falamos muito hoje de depressão, problemas psicológicos e emocionais, e a ideia é, através da arte, trazer provocações que deem força e conteúdo para as pessoas que estão enfrentando esse tipo de situação ou que conheçam pessoas queridas que estejam passando por isso. O evento tem também um papel importante de quebrar alguns paradigmas com a arte desses gêneros musicais, que infelizmente se proliferam na sociedade sem muita informação. Vai ser um espaço bacana da gente desmistificar isso, além de abrir a Câmara para receber a comunidade em uma ação tão diferente”, destaca.

Programação (a partir das 19h)

• Palestra Prevenção ao Suicídio, com a psicóloga e socióloga Meiriele Maximino.

• Apresentação de Dança – Grupo The Bless.

• Apresentação do projeto social Coletividade MC’s.

• Grupo de Teatro LPA – esquete com o tema Depressão.