Etapa final do projeto Gincana do Saber reúne seis municípios

por Imprensa publicado 01/11/2018 14h17, última modificação 16/11/2020 12h39
Constituição em Miúdos
Etapa final do projeto Gincana do Saber reúne seis municípios

Alunas da escola Vitalina Rossi participaram do projeto sob a orientação do professor Raoni Freire

No início da semana, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou a etapa final da 4ª edição do projeto Gincana do Saber, com a presença de alunos de Poços de Caldas, Guaxupé, Pouso Alegre, Andradas, Varginha e São Sebastião da Bela Vista. As estudantes Anna Laura Testi Figueiredo e Emily Martins Rocha, da Escola Municipal Vitalina Rossi, representaram o município sob a orientação do professor Raoni Oscar Freire. A Gincana do Saber é um jogo de perguntas e respostas destinado a alunos do ensino fundamental II, com o intuito de ampliar o conhecimento dos participantes sobre cidadania e Constituição Federal de uma forma divertida.

Na fase eliminatória, a dupla de Poços se classificou em primeiro lugar, após responder várias perguntas sobre a obra Constituição em Miúdos I, de autoria da diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo. As questões estavam relacionadas a diversos assuntos contidos no livro, que é uma edição da Constituição da República pensada para jovens de 12 a 15 anos. O objetivo é mostrar ao jovem que, ao conhecer seus direitos, pode ser mais atuante em garanti-los. Com linguagem informal e divertida, e por meio de diálogos simples, o leitor aprende sobre diversos temas de interesse do cidadão brasileiro: Estado, economia, cultura, política, educação, saúde, entre outros.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto das alunas de Poços, acompanhadas de servidores da Câmara de Pouso Alegre e do professor Raoni.

As alunas não alcançaram as primeiras colocações na fase final, no entanto destacaram a importância do projeto. “Foi muito bom participar, pois aprendi sobre a Constituição e tive a oportunidade conhecer alunos de outros municípios, tanto na fase eliminatória como também na grande final”, ressaltou Emily Rocha.

A diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira acompanhou as estudantes durante os dias da Gincana. “Mais uma vez a Câmara de Poços marca presença em um evento tão importante, que é a Gincana do Saber Regional. Realmente, este é um projeto muito interessante que quer incentivar adolescentes a conhecerem a Constituição Federal através de uma linguagem simples e lúdica. Estamos felizes que nossas alunas se destacaram mais uma vez e muito bem representaram a nossa cidade. Com o apoio da atual Legislatura, temos incentivado a participação de adolescentes e jovens nas atividades institucionais, aproximando este público da Câmara de Poços e promovendo a educação para a cidadania”, declarou.