Escolas do Legislativo de Minas buscam criar Rede para compartilhar ações e conhecimento

por tatiana — publicado 03/07/2020 16h45, última modificação 16/11/2020 12h39
cidadania

Representantes de Escolas do Legislativo de Minas têm se reunido virtualmente

Desenvolver um trabalho conjunto, contínuo e colaborativo. São esses objetivos que as Escolas do Legislativo de diversas Câmaras Municipais do estado de Minas Gerais buscam alcançar com a criação de uma Rede de Escolas do Legislativo. Quando organizada, ela poderá facilitar ações, compartilhar ideias e trocar experiências.

A ideia de implementar uma Rede surgiu há alguns anos, tendo como exemplo a Rede do Parlamento Jovem, projeto que trabalha com autonomia, de forma regional, onde a troca de experiências vem trazendo resultados que beneficiam todos os integrantes. “Dentro do Parlamento Jovem nós temos uma troca muito grande, tanto de material quanto de experiências, especialmente entre as cidades que fazem parte do mesmo polo. Foi pensando nessa proposta, de fazer tudo dentro de um ambiente colaborativo, em todo o estado, que pensamos em criar uma Rede de Escolas do Legislativo,” explica Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo de Poços.

Além da troca de ideias e projetos, uma rede consolidada permitirá também a redução de custos e o compartilhamento de recursos humanos, já que, trabalhando com uma estrutura colaborativa, será possível elaborar, inclusive, calendários comuns para cursos, palestras e demais ações desenvolvidas. Outra proposta é incentivar Câmaras de municípios menores, dividindo conhecimento. “Com a Rede poderemos também atender Câmaras que não têm condições de criar uma Escola do Legislativo, atender no sentido de apoiar, com projetos institucionais de educação para cidadania e dando a elas a oportunidade de capacitar seus servidores, seus parlamentares, auxiliar para que elas tenham a possibilidade de implementar projetos de educação para a população e para que haja um intercâmbio de conhecimento. Assim o Poder Legislativo cumpre também sua função educativa”, destaca Taís.

Além de Poços, cerca de 20 outras Escolas do Legislativo de Minas têm se reunido virtualmente para alinhar a estruturação da Rede. Depois de definirem o objetivo e a missão, atualmente o grupo tem se organizado em comissões para dividir os trabalhos e discutir assuntos específicos relacionados a todos os procedimentos e ao funcionamento da Rede, com levantamento de perfil, aprimoramento da plataforma digital, engajamento, planejamento e relacionamento político. “Estamos em uma fase de criar protocolos para definirmos como essa Rede funcionará. Além da primeira reunião presencial que fizemos em Belo Horizonte no ano passado, já fizemos outras três virtuais, a ideia é estruturarmos para que haja uma troca por todo o estado. A Rede vem com esse objetivo, de fazer um trabalho conjunto, onde haja sempre uma continuidade e que atenda a todos os membros que fizerem parte dela”, conclui Tais.

Escola do Legislativo de Poços de Caldas

A Escola do Legislativo de foi criada no ano de 2008 e tem como objetivos: orientar os parlamentares sobre suas atribuições; oferecer capacitação aos servidores do Poder   Legislativo e garantir ações de educação para a cidadania, através de seus projetos institucionais como Parlamento Jovem, Gincana do Saber e Câmara em Visita. Além disso, promove diversos eventos de formação política, como o painel de debates “Democracia e Cidadania”, e mantém a Biblioteca do Poder Legislativo.