Escolas da rede municipal participarão de três projetos da Câmara
Um dos projetos é o Câmara em Visita, ocasião em que os alunos participam de uma simulação da reunião ordinária
Escolas da rede pública municipal participarão de três projetos institucionais da Câmara de Poços, através de uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Secretaria de Educação. A partir do segundo semestre, as instituições de ensino terão acesso à exposição O Papel do Vereador, receberão palestras sobre Constituição Federal e poderão visitar as dependências do Legislativo, dentro do programa Câmara em Visita.
A Escola do Legislativo reservou 10 datas para que as escolas possam trazer estudantes do 4º ano do ensino fundamental para a Câmara. Durante o projeto Câmara em Visita, além de conhecerem as dependências da Casa e receberam informações sobre o trabalho dos vereadores e das Assessorias, os alunos fazem a simulação de uma sessão ordinária, discutindo a aprovando propostas que são encaminhadas ao Executivo, por meio de Indicações.
Na semana que antecederá esta visita, as unidades de ensino receberão a exposição itinerante "O Papel do Vereador". São seis painéis temáticos produzidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e cedidos ao Poder Legislativo. O material explica as atribuições dos vereadores e do Parlamento, além de informar curiosidades e detalhar como uma Câmara é composta. Os painéis ilustram, ainda, as diversas etapas de criação de uma lei, deixando claro o que se pode esperar de um vereador como, por exemplo, o ato de fiscalizar as contas da Prefeitura.
Por fim, as turmas de ensino fundamental II poderão participar do Pequeno Cidadão. O projeto tem como objetivo levar às escolas palestras sobre Constituição Federal, Direitos do Cidadão e Poder Legislativo Municipal.
Segundo Tais Ferreira, depois de mais de dois anos, a Escola do Legislativo retomou as atividades presenciais. "Nos últimos tempos, em virtude da pandemia, a Escola do Legislativo suspendeu grande parte de suas ações e limitou, especialmente o público estudantil, de participação nos projetos. Em 2022, retomamos todas as atividades presenciais e esta parceria com a SME visa divulgar amplamente, junto às escolas, os projetos oferecidos pela Câmara”, comentou.
A primeira escola que participará destas ações será a Escola Municipal Vitalina Rossi. Os alunos estarão no Câmara em Visita no dia 15 de agosto.