Escola do Legislativo recebe membro do Programa Global da UNESCO para falar sobre Cultura Oceânica

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Curso
Escola do Legislativo recebe membro do Programa Global da UNESCO para falar sobre Cultura Oceânica

O palestrante falou sobre o movimento internacional que visa compreender e estudar os porquês da preservação e manejo sustentável do oceano

Atendendo a um Requerimento do presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), a Câmara de Poços recebeu o professor Dr. Ronaldo Christofoletti para um curso sobre Cultura Oceânica, na última semana. Membro do Programa Maré de Ciência–Unifesp, do Comitê de Assessoramento para a Década do Oceano no Brasil e do Programa Global de Cultura Oceânica da UNESCO, o palestrante falou sobre esse movimento internacional que visa compreender e estudar os porquês da preservação e manejo sustentável do oceano, além de restaurar a conexão primordial da espécie humana com o manancial de sua origem biológica.

Christofoletti destacou a importância de um encontro para abordar o tema. “Acho que, até hoje, a sociedade como um todo conhece menos do que poderia sobre o oceano. O oceano influencia a vida de todo o mundo e nossas ações influenciam o oceano perto ou longe do mar, sendo que em Poços de Caldas essa relação fica muito clara pelo clima, pelas chuvas, pelo ciclo da água, etc. O fato é que nós só cuidamos daquilo que conhecemos. Quando desconhecemos algo fica mais difícil de cuidar. Então, muitas vezes, alguns impactos que causamos no oceano não são por má-fé, mas por desconhecimento, daí vem a lógica de promover o que chamamos de Cultura Oceânica”, comentou o professor.

Douglas Dofu também reforçou a necessidade de discutir e refletir sobre o que é a Cultura Oceânica. “Queremos que todos entendam que o oceano influencia a nossa vida e nossas ações influenciam o oceano. Estamos em Poços de Caldas, no interior de Minas, mas o meio ambiente é um só. Buscamos oferecer conhecimento para sensibilizar a população e termos um comportamento da população que seja consciente”, pontuou.

O evento foi motivado, ainda, pelo lançamento no Brasil da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), com o objetivo de incentivar a reflexão sobre as ações urgentes e necessárias para o uso e proteção do espaço costeiro e marinho no país. A Década foi proposta pelas Nações Unidas para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e a sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde, a sustentabilidade dos mares e de todo o meio ambiente.

registrado em: