Escola do Legislativo realiza palestras sobre o projeto Gincana do Saber

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Constituição Federal e Divisão dos Poderes
Escola do Legislativo realiza palestras sobre o projeto Gincana do Saber

Palestras abordam os temas Constituição Federal e Divisão de Poderes

A Escola do Legislativo da Câmara já realizou palestras em oito escolas de Poços inscritas no projeto Gincana do Saber. Ao todo, são 14 unidades de ensino que fazem parte das atividades em 2022. Os encontros abordam os temas “Constituição Federal: Direitos e Garantias Fundamentais” e “Organização do Estado: Divisão dos Poderes”.

Já receberam a visita da diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira: Escola Municipal Vitalina Rossi, Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, Escola Municipal Júlio Bonazzi, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal Raphael Sanches, Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo e Colégio CEPOC. Entre os dias 04 e 20 de maio, as palestras serão nas seguintes instituições: Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, Colégio Objetivo, Escola Municipal José Raphael Neto, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Municipal Professor Edir Frayha e Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira.

Segundo Tais Ferreira, as palestras são muito importantes para um embasamento sobre o tema proposto. “O nível de conhecimento prévio dos estudantes à respeito do sistema político brasileiro varia muito de escola para escola e até da faixa etária dos alunos, visto que estamos trabalhando com 8º e 9º anos. Percebemos que, principalmente nas escolas que já participaram da Gincana do Saber, o pessoal do 9º ano já assistiu essa palestra no ano passado. Então, para eles é mais uma recordação do que já foi falado”, comenta.

Encontro discutiu o tema prevenção ao suicídio.Taís percebe, no entanto, que a maioria dos alunos não está a par dos temas trazidos em palestra. “De maneira geral, infelizmente, o que se percebe é um desconhecimento do funcionamento do sistema de governo do Brasil, da divisão de poderes e da própria Constituição Federal. Por isso, é tão importante levar esta palestra na primeira fase, para que o conhecimento seja levado a todos os alunos de 8º e 9º anos das unidades de ensino participantes, não somente às duplas inscritas pelas escolas, que vão estudar o livro Constituição em Miúdos”, ressalta.

A próxima etapa do projeto é a escolha, pelas escolas, das duas duplas que participarão da Gincana. O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre.

registrado em: