Escola do Legislativo planeja atividades da edição 2019 do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 21/12/2018 16h30, última modificação 16/11/2020 12h39
Escola do Legislativo planeja atividades da edição 2019 do Parlamento Jovem

Coordenadores municipais participaram de encontro de formação em Belo Horizonte

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços já deu início ao planejamento de atividades para a edição 2019 do Parlamento Jovem. No mês de dezembro, a coordenação municipal do projeto esteve em Belo Horizonte para o encontro de formação, oportunidade em que o tema Discriminação Étnico-Racial, escolhido para o próximo ano, foi debatido pelos participantes.

Em 2019, Poços de Caldas fará parte novamente do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Itaú de Minas, e sediará o encontro regional, agendado para o mês de abril. Outras atividades serão realizadas no decorrer do ano, como as Plenárias Municipal, Regional e Estadual, além das oficinas temáticas e de formação política.

A coordenadora do projeto no município, Tais Ferreira, conta que o tema principal foi divido em três subtemas: Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direitos às identidades e à diversidade cultural. “O encontro em Belo Horizonte teve como objetivo discutir as diretrizes para realização do projeto em 2019, além de reunir todos os coordenadores para oficinas de formação sobre o tema. Estamos muito animados para a edição do ano que vem, visto que o projeto em 2018 foi muito produtivo na Câmara de Poços. Já no mês de janeiro encaminharemos um ofício convidando as escolas para participarem do PJ e espero que, como no ano passado, tenhamos um grande número de alunos”, ressalta.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Durante a realização do projeto, os alunos devem apresentar, discutir e votar propostas sobre o tema principal. Na Plenária Municipal, as sugestões levantadas pelas escolas são repassadas à Comissão de Legislação Participativa da Câmara, que faz o encaminhamento aos órgãos competentes. Na Plenária Regional, as propostas apresentadas pelas cidades são selecionadas e seguem para a etapa estadual do projeto. Por fim, após novas votações em Belo Horizonte, as sugestões são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As escolas que quiserem conhecer o projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto dos coordenadores municipais de Guaxupé, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas, durante encontro de formação em Belo Horizonte; Foto Logo do Parlamento Jovem edição 2019, com o tema Preconceito Étnico-Racial em destaque.