Escola do Legislativo leva Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos a alunos da rede pública
Durante o mês de novembro, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços entregou a alunos de 8º e 9º anos da rede pública exemplares do Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos. A publicação fala diretamente para a juventude de um mundo em transformação, que combate todas as formas de preconceito e busca a igualdade entre as pessoas. O livro é de autoria de Madu Macedo e foi publicado através de uma parceria entre Senado Federal, Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre.
O lançamento oficial do projeto no Legislativo de Poços, que adquiriu o material para ser distribuído nas unidades de ensino, aconteceu nesta semana, durante abertura da Semana Zumbi de Palmares. O evento, em alusão ao Dia da Consciência Negra, contou com a presença de vereadores, da secretária ajunta de Educação Deborah Brianezzi, da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ) Maria Augusta Clementino e da diretora cultural do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Lúcia Vera de Lima.
O Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos revela, de forma simplificada e direta, a realidade social do país. Utilizando linguagem dos jovens e a força dos quadrinhos para traduzir em desenhos, números e palavras os pontos principais do Estatuto da Igualdade Racial, o livro demonstra o fruto de debates democráticos e lutas de movimentos sociais. A publicação consiste em uma história em que um professor negro explica para estudantes as origens do racismo no Brasil, as questões ligadas à escravização de pessoas africanas, os dados do mercado de trabalho, a imagem das pessoas negras na sociedade, entre outros tópicos.
A diretora da Escola do Legislativo Taís Ferreira reforçou o compromisso da Câmara no desenvolvimento de projetos institucionais que tratem de temas importantes e necessários nos dias atuais. “Esse livro vem fortalecer as ações já realizadas no município e fico extremamente feliz que a Câmara de Poços tenha abraçado o projeto, levando o material aos estudantes do Ensino Fundamental. Aproveitamos esta data e as nossas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra para apresentar, oficialmente, a publicação, no entanto a distribuição vem acontecendo desde o início do mês, em escolas da área urbana e zona rural. Que seja mais um projeto de muito sucesso”, afirmou.
O Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos está disponível para consulta no site da Câmara, na aba da Escola do Legislativo.