Escola do Legislativo de Poços apresenta projeto Parlamento Jovem a cidades da região

por Imprensa publicado 02/02/2021 18h30, última modificação 10/02/2021 18h45
Edição 2021

Câmara recebeu a visita de vereadores da cidade de Caldas e Albertina para apresentação do Parlamento Jovem

Com o objetivo de apresentar o projeto Parlamento Jovem de Minas e convidar Câmaras Municipais para participarem da edição 2021, a Escola do Legislativo de Poços visitou algumas cidades da região. Na última semana, o vereador Lucas Arruda (Rede) e a diretora da Escola Tais Ferreira estiveram nos municípios de Conceição Aparecida, Carmo do Rio Claro, Bandeira do Sul e Campestre. No dia 29 de janeiro, o presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), recebeu vereadores das cidades de Albertina e Caldas.

As inscrições para adesão ao projeto em 2021 terminaram no dia 30 de janeiro. Na segunda quinzena de fevereiro, está programada uma formação para as Câmaras ingressantes através da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Das Câmaras Municipais convidadas pelos coordenadores do Polo Sudoeste, confirmaram inscrição as cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Cabo Verde, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Juruaia, Monte Belo e Muzambinho.

O vereador Lucas Arruda comenta a importância do projeto na vida dos jovens. “Tenho acompanhado o Parlamento Jovens nesses quatro anos do primeiro mandato e percebemos uma transformação muito grande na vida desses jovens. É muito importante esse contato que a Câmara de Poços tem feito, agora sendo Polo Regional, e esperamos um maior número possível de cidades participando. Isso é bom para nossa região, que passa a ter o projeto, e para os integrantes de Poços que terão, em alguns momentos, oportunidade de experiências com jovens de outras cidades. Essa troca de informações acrescenta muito na vida deles”, ressalta.

O presidente Marcelo Heitor pontua que a receptividade dos outros municípios foi muito positiva. “Tivemos várias ações nesse mês, contato com outras Câmaras para levar a proposta e explicar a importância do projeto. Várias cidades aceitaram esse convite e considero esse início muito produtivo. A expectativa é a participação de várias cidades, lembrando que agora somos Polo Regional do projeto”, declara.

Polo Regional

Pela segunda vez, a Câmara de Poços de Caldas assume a coordenação regional do projeto Parlamento Jovem de Minas. O presidente da Casa e a diretora da Escola do Legislativo estiveram na cidade de Guaxupé, no dia 21 de janeiro, para discutir detalhes da mudança. Atualmente, a cidade vizinha estava à frente do Polo Sudoeste, formado por Poços, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Caldas, Passos, Itaú de Minas e Botelhos.

À frente da coordenação, Poços será sede do polo e abrigará a plenária regional do projeto. “É uma grande responsabilidade, mas também uma grande satisfação para a Escola do Legislativo coordenar o polo regional. Poços já realizou treze edições do Parlamento Jovem e tenho certeza que esta experiência contribuirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, especialmente de apoio às Câmaras novatas no projeto”, ressalta Tais Ferreira.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.