Escola do Legislativo apresenta nova ferramenta de educação cidadã durante encontro da ABEL
Na última semana, servidores da Câmara de Poços estiveram no 39º Encontro da ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas), realizado em Brasília. A diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, e o assistente legislativo lotado na Gerência de Tecnologia da Informação, Marcos Augusto Maciel, acompanhados do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União), apresentaram ao público o mais novo projeto da Escola. Trata-se do aplicativo E-LegisPC, que reúne materiais e informações sobre educação cidadã.
A ferramenta foi totalmente desenvolvida por servidores da Gerência de Tecnologia da Informação, Escola do Legislativo e Gerência de Comunicação. Ainda em fase de testes, o app conta com cartilhas da “Coleção em Miúdos”, cartilha Cidadania para os Pequenos, vídeos institucionais do Legislativo e o Quiz do Saber. Esta última atividade visa proporcionar, de maneira dinâmica, maior interatividade com o público por meio de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Além disso, é uma importante ferramenta de estudo para estudantes, principalmente os que integram o projeto Gincana do Saber.
Nos últimos anos, a Escola do Legislativo de Poços tem participado de encontros da ABEL, com o objetivo de compartilhar informações e firmar parcerias com outras instituições. “Estamos em um momento de grandes transformações políticas em nossa sociedade e as Escolas Legislativas têm um papel fundamental na promoção da educação cidadã. É uma alegria ver a Escola do Legislativo de Poços de Caldas se destacando por suas ações e se tornando referência em nosso país”, ressalta Taís Ferreira.
Durante o evento em Brasília, o projeto apresentado pela Câmara de Poços foi bastante elogiado, justamente por ter sido desenvolvido pelos próprios servidores. "A visita destacou o pioneirismo e o olhar de futuro da Câmara Municipal. Unindo tecnologia e educação, o aplicativo despertou grande interesse de outras Casas Legislativas, inclusive da Câmara Federal. O intuito agora é estreitar laços, firmar parcerias e aprimorar cada vez mais o que já construímos até aqui”, diz Marcos Maciel, que esteve à frente da criação do aplicativo.
O presidente Douglas Dofu afirma que a Câmara de Poços, mais uma vez, é destaque no cenário nacional com as atividades da Escola do Legislativo. “Temos desenvolvido muitas atividades, através da Escola, e o aplicativo vem inovar e fortalecer todo o trabalho de educação cidadã. É uma imensa satisfação estar à frente da presidência, apoiando e aplaudindo um belíssimo trabalho desenvolvido pelos servidores”, declara.
Programação
As atividades do 39º Encontro da ABEL aconteceram na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além de apresentarem o novo projeto da Escola, os servidores de Poços participaram de palestras com os temas: “Uma Escola para o Legislativo”, “Educação Legislativa: capacitação, controle, políticas públicas e cidadania” e “Escola do Legislativo em rede e a longo prazo”. Eles aproveitaram a oportunidade para visitar o CEFOR (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados). Em reunião com a diretora da Coordenação de Educação para a Democracia, Corina Castro, discutiram a viabilidade de parcerias com a Câmara de Poços.