Encontro Regional do Parlamento Jovem recebe mais de 400 estudantes de 18 municípios
(Crédito da foto: Câmara de Guaxupé) - Evento aconteceu no Espaço Cultural da Urca e reuniu representantes de 18 municípios da região.
Um dia que vai ficar marcado na história do Parlamento Jovem de Minas. Na última quarta-feira (10), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou o Encontro Regional do PJ. Participaram das atividades mais de 400 estudantes dos 18 municípios que integram o Polo Sudoeste. O evento aconteceu no Espaço Cultural da Urca, com a presença também de vereadores, coordenadores do projeto, professores e da gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Ruth Schmitz de Castro.
As atividades tiveram início pela manhã, com a recepção dos alunos e apresentação de uma dinâmica sobre Grupos de Trabalho e Plenária. Logo após, os estudantes participaram de uma roda de conversa com o tema “Jovens em situação de vulnerabilidade e o mercado de trabalho”. A psicopedagoga Eliana Reis, a psicóloga e supervisora do projeto Poços Promove Jovem Andréia Cristina Achel e a vereadora Luzia Martins (PDT), ex-secretária de Promoção Social de Poços, falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens para ingresso no mercado de trabalho, como a falta de experiência pode impactar esse processo, quais são as competências mais valorizadas pelos empregadores no momento de contratar um jovem e qual a importância da formação profissional.
O período da tarde foi marcado por apresentações culturais com a Cia Penduricalhos e a banda After That. Outro destaque do evento foi a realização de uma Feira de Profissões pelas instituições PUC Minas, Faculdade Anhanguera, IFSULDEMINAS, UNIFAL, SEST/SENAT, SENAI e SENAC. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e participar de atividades práticas.
Marcos Henrique Dias de Carvalho, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, participa pela segunda vez do Parlamento Jovem. “O Encontro Regional foi uma experiência revolucionária. Ter tido a oportunidade de participar e estar em colaboração com outros jovens, que pensam em conjunto, lutam por uma sociedade melhor, trouxe-me uma realização satisfatória. Constantemente, ouvimos dizer que o jovem é o futuro da nação, entretanto o que se faz pelo jovem hoje em dia? Assim, vemos a importância do Parlamento Jovem. A partir dele, somos colocados em um papel de protagonismo e, além disso, é garantido a nós o conhecimento necessário para exercermos com excelência um trabalho árduo em busca do direito à cidadania”, disse.
A gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG esteve em Poços, especialmente para o evento. “Estou encantada com o Encontro Regional realizado em Poços de Caldas no dia 10 de maio. Eventos com essa força e organização garantem a qualidade e o sucesso do Parlamento Jovem. Aprofundar na dinâmica e na temática do projeto por meio de atividades com formatos diversos é a cara desse projeto maravilhoso, que mobiliza a criatividade dos realizadores locais e regionais e da juventude mineira. Roda de conversa, feira de profissões e orientações sobre a dinâmica dos trabalhos, sem esquecer do caráter cultural e do potencial artístico do PJ, tudo cuidadosamente costurado com o fio do espírito solidário e colaborativo das construções coletivas. Parabéns para os quase 500 jovens presentes, para os coordenadores regionais e municipais dos 18 municípios do Polo e, também, para os parlamentares e demais autoridades presentes. É esse o apoio, o incentivo e o entusiasmo que precisamos para avançarmos na construção diária da cidadania”, afirmou Ruth.
Para o presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União Brasil), foi um dia marcante para a Escola do Legislativo de Poços. “Um evento mágico para a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, quando recebemos quase 500 jovens, de 18 cidades participantes, além de coordenadores, vereadores, presidentes de Câmaras. Um dia marcado pela interação entre os alunos na roda de conversa, nos debates, nas palestras. É muito gratificante receber tantos jovens engajados em aprender sobre educação cidadã, sobre educação política, e tenho certeza que estamos fazendo a diferença na vida deles através desse projeto”, ressaltou.
Neste ano, o tema do PJ Minas é Jovem e Mercado de Trabalho, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho". A partir das oficinas realizadas em cada cidade, os estudantes devem elaborar propostas que serão votadas nas Plenárias Municipais. A partir daí, acontecem as Plenárias Microrregionais, a Plenária Regional e, concluindo todo o projeto, a Plenária Estadual, quando as propostas de todos os Polos estarão em debate.
Segundo Dofu, a temática de 2023 é extremamente importante no atual cenário. “Uma pauta que traz, de fato, percepções do futuro desses jovens, mostrando para eles os caminhos a serem percorridos e a importância da profissionalização acima de tudo, a fim de que tenham uma carreira bem sólida nas suas vidas e, consequentemente, possam contribuir para uma sociedade melhor, uma sociedade mais igualitária e com oportunidades”, declarou.
Representantes das Câmaras Municipais de Jacuí e Monte Belo também estiveram presentes no encontro, com o objetivo de conhecer o projeto. Eles foram convidados para a próxima edição do PJ Minas. "A coordenação regional tem feito um trabalho de expansão do Polo nos últimos anos, visitando e apresentando o projeto às Câmaras Municipais de nossa região. Esse trabalho tem rendido bons frutos, visto que passamos de quatro municípios em 2019 para 18 em 2023, consolidando o Polo Sudoeste como o maior do Parlamento Jovem. Para nós, é uma grande satisfação agregar outras Câmaras ao Polo para que, cada vez mais, jovens possam ter acesso ao projeto”, afirmou Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo de Poços e coordenadora regional do PJ.
Campanha
Nesta edição, a Escola do Legislativo de Poços realizou o PJ Solidário, com a campanha Pezinhos Aquecidos. Foram arrecadados 265 pares de meias infantis novas, que serão doadas a crianças carentes de 0 a 5 anos.
Edição 2023
Participam do PJ neste ano: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, CEPOC – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.
O Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e é composto por 18 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.