Encontro com professores marca início do Parlamento Jovem na Câmara de Poços

por Imprensa publicado 01/02/2019 17h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Edição 2019
Encontro com professores marca início do Parlamento Jovem na Câmara de Poços

Coordenadora do PJ em Poços apresentou diretrizes e cronograma de atividades do projeto

Na última quinta-feira (31), a Câmara de Poços deu início às atividades do Parlamento Jovem de Minas 2019. A coordenadora municipal do projeto Tais Ferreira se reuniu com professores de escolas públicas e particulares para apresentar as diretrizes e o cronograma das atividades. Dez escolas se inscreveram no projeto, que terá como tema Discriminação Étnico-Racial, dividido nos subtemas Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direitos às identidades e à diversidade cultural.

Participaram do encontro e farão parte do PJ as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. A próxima atividade agendada será o curso de formação para professores, no dia 27 de fevereiro. A cerimônia de lançamento acontecerá no dia 11 de março.

Em 2019, Poços de Caldas está novamente no Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Itaú de Minas. Uma novidade nesse ano é que o município sediará o encontro regional, agendado para o mês de abril. Outras atividades serão realizadas no decorrer do ano, como as Plenárias Municipal, Regional e Estadual, além das oficinas temáticas e de formação política.

Durante a realização do projeto, os alunos devem apresentar, discutir e votar propostas sobre o tema principal. Na Plenária Municipal, as sugestões levantadas pelas escolas são repassadas aos vereadores, que fazem o encaminhamento aos órgãos competentes. Na Plenária Regional, as propostas apresentadas pelas cidades são selecionadas e seguem para a etapa estadual do projeto. Por fim, após novas votações em Belo Horizonte, as sugestões são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.