Duas alunas de Poços participam da etapa estadual do Parlamento Jovem 2019
Duas alunas de Poços de Caldas, escolhidas na fase regional do Parlamento Jovem de Minas 2019, estão em Belo Horizonte para a etapa estadual do projeto. Luna Andrade, da Escola Profissional Dom Bosco, e Laura Alves da Costa, do Centro Educacional Poços de Caldas – CEPOC, participarão de diversas atividades, entre elas a Plenária Final, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
Oficina de Vivências Temáticas, escolha do tema para a edição 2020, grupos de trabalho e votação das propostas de todas as cidades fazem parte da programação. Ao final, após a realização da Plenária, todas as propostas aprovadas serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG.
Em 2019, o tema do PJ Minas foi Discriminação Étnico-Racial, divido em três subtemas: Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direito às identidades e à diversidade cultural. Segundo Tais Ferreira, coordenadora do PJ, as quatro propostas do Polo Sudoeste encaminhadas a Belo Horizonte tiveram origem em Poços de Caldas. “Foi um ano muito proveitoso e quero destacar a qualidade das propostas apresentadas pelos alunos de Poços. As quatro aprovadas em Guaxupé, durante a fase regional, tiveram origem em nosso município. Houve pequenas modificações e aglutinações e é preciso ressaltar o empenho de todo o Polo Sudoeste nesse processo. Para nós, é um orgulho muito grande levar os alunos até Belo Horizonte para a finalização de todo o projeto”, diz.
Acompanhamento pedagógico para imigrantes, disponibilizando professores do sistema público estadual e municipal com conhecimento na área da linguagem, e criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais, atuando em conjunto com departamentos especializados em cibercrimes, foram duas das propostas levadas à etapa estadual. Ainda durante essa última fase, os alunos de todos os municípios deverão escolher, entre três assuntos, o tema da próxima edição: “Jovens e Mercado de Trabalho”, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e “Saúde Mental de Jovens”.
Escolas
Em 2019, participaram do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco.
Os estudantes passaram pelas etapas municipal e regional, com atividades na Câmara de Poços, nas escolas e também na cidade de Guaxupé. Eles participaram de oficinas políticas, temáticas e de redação de propostas, além de encontros com estudantes de outras cidades. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.
Projeto
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.