Douglas Dofu visita Associação de Produtores de Café da Região Vulcânica

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Valorização do trabalho
Douglas Dofu visita Associação de Produtores de Café da Região Vulcânica

Dofu foi recebido pelo diretor Ulisses Ferreira de Oliveira

Dando continuidade às visitas e reuniões com o objetivo de valorizar os produtores rurais de Poços, o vereador Douglas Dofu (UNIÃO) esteve, recentemente, na Associação de Produtores de Café da Região Vulcânica. Na oportunidade, recebido pelo diretor Ulisses Ferreira de Oliveira, pôde conhecer o trabalho desenvolvido e discutir propostas de melhorias para o setor.

Atualmente, a entidade conta com 650 associados e, segundo a diretoria, a meta é chegar a 1000 até o final de 2022. A Região Vulcânica abrange 12 municípios, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo eles: Ibitiúra de Minas, Caldas, Bandeira do Sul, Campestre, Poços de Caldas, Botelhos, Cabo Verde, Andradas, Águas da Prata, São Sebastião da Grama, Divinolândia e Caconde.

De acordo com informações da Associação, a vegetação predominante é formada por florestas tropicais do tipo Mata Atlântica, com solo vulcânico, e a altitude das lavouras variam entre 850 e 1350 metros, com uma média de 1.075 metros. O clima é ameno, com temperatura anual média entre 17ºC e 20ºC, e a pluviosidade média é de 1.686mm na região.

Dofu comenta que, hoje, os cafés produzidos na Região Vulcânica contam com um QR Code na embalagem que informa ao consumidor o nome do produtor, a área, a pontuação do café, dentre outros dados. “Com isso, há um sistema de rastreabilidade e controle de origem, atestando a origem e a qualidade dos cafés. Além disso, valoriza-se também o produtor rural. Tenho discutido e buscado formas de promover essa valorização, através do trabalho na Câmara Municipal”, ressalta.

Em julho desse ano, aconteceu o 1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, evento realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas. O objetivo foi apresentar as conquistas da Região Vulcânica e debater sobre o solo vulcânico e os projetos de desenvolvimento regional. Ainda em 2022, no mês de novembro, haverá um concurso na cidade de Cabo Verde, com a participação dos melhores cafés de cada município.

Segundo Dofu, todos esses eventos contribuem para a valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido na região. “Estou intensificando as visitas na zona rural de nosso município e a produção de café é característica de Poços de Caldas, da nossa região e do estado de Minas Gerais. Quando falamos de café da Região Vulcânica, quer dizer que é um café produzido em uma região em que o solo possui características específicas, por causa da formação geológica, e com um clima particular. Assim, queremos valorizar nossos produtores e nossos produtos e fomentar também um turismo voltado a essa cultura”, conclui.