Douglas Dofu visita AADV e discute melhorias na acessibilidade de estabelecimentos comerciais
Douglas Dofu foi recebido por membros da diretoria da entidade, que hoje atende cerca de 100 pessoas de Poços e cidades vizinhas
Recentemente, o vereador Douglas Dofu (DEM) esteve na sede da AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais) para conhecer o trabalho realizado pela entidade. Durante a visita, ele apresentou a membros da diretoria algumas demandas que têm encaminhado ao Executivo, entre elas Indicações para melhorias na acessibilidade em hotéis, bares e restaurantes da cidade.
A AADV atende, hoje, cerca de 100 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de Poços e cidades vizinhas. São diversos projetos desenvolvidos, entre eles: atividades para o fortalecimento dos membros; laboratório de informática para as pessoas com deficiência aprenderem a usar programas e aplicativos visando ao desenvolvimento de atividades profissionais e pessoais; casa equipada com eletrodomésticos e móveis para o desenvolvimento de autonomia em atividades básicas cotidianas; biblioteca em que se ensina a ler em braille. Além disso, há atividades para que os alunos aprendam andar em piso tátil, aulas de natação e outras práticas esportivas.
Dofu ressaltou a importância do trabalho da associação e comentou sobre a necessidade de busca constante de melhorias nessa área. “A ADDV realiza uma trabalho de excelência em Poços e região. Quando o paciente chega à entidade, passa por uma triagem e os profissionais direcionam os tratamentos pelos quais ele passará. Geralmente, os pacientes são atendidos duas vezes por semana. Fiquei feliz em ver tamanho comprometimento de todos os envolvidos, desde diretoria, professores e voluntários”, destacou.
Sobre as Indicações, o vereador afirmou que elas têm como objetivo propor melhorias que venham contribuir com as políticas públicas já existentes. “Fiz algumas proposições à Secretaria Municipal de Turismo como, por exemplo, que o setor de hotéis, bares, restaurante e o comércio em geral aceitem cães-guia, recebam adaptações visando à acessibilidade, e tenham cardápio e lista de produtos em braille. São demandas desse segmento que, apesar de muito bem atendidos pela ADDV, precisam dessas melhorias para qualidade de vida e segurança. Agradeço o pessoal da entidade por me receber, em especial a Ângela Benitez, coordenadora Administrativa, a Gislaine Pereira, coordenadora Pedagógica, e o Rodrigo Galhardi, diretor voluntário”.
As demandas apresentadas pelo parlamentar estão disponíveis no site da Câmara, no link Proposições (Indicações n. 1882/1883/1885/1939).