Douglas Dofu confere obras realizadas na área de transbordo do lixo
Vereador tem acompanhado, desde o início do mandato, as intervenções para adequação à legislação pertinente
Desde o início do mandato, o vereador Douglas Dofu (UNIÃO) tem acompanhado a situação da área do transbordo de lixo, obra que vem sendo executada na Fazenda Campo Brígida, zona oeste da cidade, na divida com Águas da Prata/SP. Através de visitas ao local e Requerimentos encaminhados ao Executivo, o parlamentar busca informações sobre a conclusão das intervenções e a solução definitiva para a questão dos resíduos sólidos.
Na última semana, Dofu esteve, novamente, na área de transbordo. A previsão de início de operação é em 04 de julho. “As caçambas dos caminhões são vedadas para evitar o vazamento de chorume. E, também, os caminhões possuem telas para que o material não voe. A disposição final dos resíduos sólidos será em Casa Branca e, felizmente, foi encontrada uma solução para a questão dos resíduos sólidos, no momento. Há outras possibilidades para a destinação ambientalmente adequada como, por exemplo, as usinas de reciclagem para a geração de energia. Porém, o que precisamos ter consciência é de que o ideal é a não geração de resíduos, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento de resíduos e só depois a disposição final”, comentou.
O vereador ressaltou que essa questão dos resíduos gera grande preocupação em toda a comunidade. “Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte de resíduos em lixões deveria ter acabado em 2014, porém houve uma prorrogação e cidades do porte de Poços de Caldas têm até agosto de 2022 para se adequarem, obedecendo ao novo marco do saneamento”, disse.
Nos anos de 2021 e 2022, o parlamentar apresentou os Requerimentos 1.562 e 692, questionando as obras feitas pelo município para adequação à legislação pertinente. Em uma das respostas, encaminhada no ano passado, o Executivo informou que, devido ao intenso período chuvoso, o cronograma havia sofrido interrupção e que a previsão era para término era até primeiro semestre de 2022. “Diante das informações, voltei à área de transbordo e tivemos a notícia das operações em breve, sanando esse problema que vinha se arrastando há anos”, finalizou.