Diney Lenon apresenta projeto que visa dar segurança às mulheres no transporte coletivo

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Proposta
Diney Lenon apresenta projeto que visa dar segurança às mulheres no transporte coletivo

Proposta apresentada pelo vereador Diney foi encaminhada às Comissões Permanentes

Foi encaminhado às Comissões Permanentes da Câmara o Projeto de Lei n. 92/2021, de autoria do vereador Diney Lenon (PT), que institui o Programa Parada Segura. O objetivo da proposta é incentivar medidas que visem à segurança dos usuários dos transporte coletivo, em especial das mulheres.

De acordo com a matéria, os condutores dos veículos utilizados para a prestação do serviço de transporte coletivo urbano no município, após as 21 horas, devem parar os ônibus para possibilitar o desembarque dos passageiros em qualquer local onde seja permitido estacionamento, no trajeto regular da respectiva linha, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado. O Projeto estabelece, ainda, que a empresa responsável pelo transporte coletivo orientará os motoristas sobre a norma.

Segundo Diney, a proposição é inspirada em Projetos de Lei aprovados em outras Câmaras Municipais e visa garantir às mulheres, e também a todos passageiros, o direito de solicitarem aos motoristas que façam parada em qualquer local do trajeto após às 21h. “Sabemos dos inúmeros casos de violência contra as mulheres e sabemos que muitas cidadãs que saem do trabalho após às 21h, e mesmo as que estão retornando para suas residências à noite, se veem em situação de risco ao se deslocarem do ponto de ônibus até suas residências. Muitas vezes, os ônibus passam diante das residências, mas os pontos regulamentados são mais distantes e com essa determinação legal fica assegurada às mulheres e cidadãos em geral que, após às 21h, possam solicitar a parada segura”, ressalta.

O Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar será analisado pelas Assessorias e Comissões e, após conclusão dos pareceres, seguirá para votação em Plenário. “Acredito que haverá unanimidade favorável a essa proposta, que visa garantir maior segurança aos usuários dos transporte coletivo, em especial, às mulheres”, conclui.