Dinâmica “Criando um país” encerra formação política de alunos do PJ Minas

por Imprensa publicado 12/05/2021 17h10, última modificação 20/05/2021 16h53
Dinâmica “Criando um país” encerra formação política de alunos do PJ Minas

Dinâmica Criando um país foi a última atividade dos alunos, dentro das oficinas de formação política

Na última segunda-feira (10), os alunos do Parlamento Jovem de Minas – Polo Sudoeste participaram da última oficina de formação política. Durante o encontro, realizado de forma remota, eles apresentaram a atividade “Criando um país”, dinâmica que tem como objetivo estimular a criatividade e o senso de coletividade entre os participantes.

A atividade funcionou da seguinte forma: os estudantes de cada município criaram uma nação, identificando quais são as principais instituições e regras políticas que regem o país e sua organização política e social. Para nortear a dinâmica, a coordenação regional do Polo Sudoeste preparou um formulário com um conjunto de perguntas para facilitar a elaboração da Constituição dos países, entre elas: o novo país terá eleições?; quem pode ser eleito?; quem pode votar?; haverá partidos políticos?.

Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo de Poços e coordenadora regional, por meio dessas e de outras perguntas, os estudantes puderam refletir. “Eles refletiram e se posicionaram, de maneira livre e crítica, sobre questões políticas atuais, com a possibilidade de imaginar novas perspectivas para o futuro da política e da sua própria participação na sociedade”, contou.

Oficinas temáticas

A partir da próxima semana, o Polo Sudoeste dará início às atividades de formação temática, que envolvem o debate do tema principal do PJ em 2021 “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Na segunda-feira (17), às 16h, haverá uma palestra online com Antônio Aparecido Almeida, cofundador da Cooperativa Ação Reciclar, que falará sobre Resíduos Sólidos. O assunto se enquadra no segundo subtema do PJ: Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico. Os outros dois subtemas são: Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade/Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.