Debate sobre Captação de Recursos é tema de terceira palestra voltada ao Terceiro Setor
A terceira palestra do Encontros para Transformação Social abordou o tema Captação de Recursos para o Terceiro Setor. O evento, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços, aconteceu no início desta semana e contou com a presença do especialista em atividades da área Takashi Yamauchi. Ao todo, são quatro eventos até o final do ano, todos com temas voltados às organizações que prestam serviços de caráter público.
Durante o evento, foram abordados tópicos referentes à legislação, documentação, formas de captação e estratégia de atuação. Segundo o palestrante, um dos problemas enfrentados pelas entidades é a falta de conhecimento das leis existentes. “O primeiro problema é que as entidades pensam apenas na captação de recursos para o projeto deles e não no sentido de ganha-ganha com quem está passando os recursos. Então, possuem uma visão unilateral e não associativa como deveria ser. Esse é o primeiro grande entrave. O segundo é a falta de conhecimento das legislações vigentes sobre a matéria. Existe toda uma direção de renúncia fiscal, incentivo fiscal, o governo preparou para isso, no entanto as entidades não estão capacitadas”, comenta.
O evento Encontros para Transformação Social atende a um requerimento do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), assinado também pelo vereador Lucas Arruda (Rede), e tem como objetivo aprimorar a legislação local referente ao Terceiro Setor e integrar estratégias entre poderes e organizações da sociedade civil. As palestras são destinadas a servidores do Legislativo e Executivo, vereadores, representantes de entidades sociais e comunidade em geral que tenha interesse no assunto.
Para Bonafé, os encontros estão se consolidando como um grande movimento que começa a construir bons frutos para cidade, frutos estes a serem colhidos a médio e longo prazos. “Quero destacar que a vinda do professor Takashi a Poços, viabilizada pela Câmara, tem gerado não somente a entrega das palestras, mas uma série de reuniões com organizações da sociedade civil que têm otimizado todo o conhecimento dele para estruturar melhor o planejamento e ações no município. O objetivo é garantir a efetividade e a boa prestação de serviços para a população, independente da área de atuação dessas entidades”, ressalta.
A última palestra do Encontros para Transformação Social será no dia 13 de dezembro, às 19h, no Plenário da Câmara, com o tema Planejamento e Plano de Trabalho.