CPI das Férias convoca secretário municipal de Controle Interno

por Imprensa publicado 22/06/2021 16h45, última modificação 22/06/2021 16h45
Próxima reunião
CPI das Férias convoca secretário municipal de Controle Interno

Comissão já recebeu outros três convocados

Os vereadores que fazem parte da CPI das Férias aprovaram, na última semana, a convocação do secretário municipal de Controle Interno Rogério Oliveira Moisés. Ele participa da próxima reunião da comissão, nesta quinta-feira (24), a partir das 08h30, no Plenário da Câmara.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada pelo Legislativo para investigar o pagamento de férias indenizadas a prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos que tenham recebido verbas de natureza trabalhista ou remuneratória, diferentes de subsídio. A Portaria n. 04/2021 nomeou os seguintes membros da CPI: Tiago Braz – presidente (Rede), Sílvio Assis – vice-presidente (MDB), Diney Lenon – relator (PT), Wilson Silva (DEM) e Claudiney Marques (PSDB).

Segundo o relator, as convocações trazem esclarecimentos à comissão. “Os trabalhos da CPI têm sido proveitosos no sentido de que temos ouvido secretários, pessoas que receberam indenização por férias não gozadas, e têm trazido esclarecimentos para a comissão. Diante da renovação do prazo para conclusão dos trabalhos, temos condições de aprofundar a partir daquilo que foi colocado”, afirma Diney Lenon.

Já participaram das reuniões a secretária de Administração e Gestão de pessoas Ana Alice de Souza, o ex-prefeito e atual diretor-presidente do DMAE Paulo César Silva e o ex-secretário de Esportes e atual vereador Wellington Guimarães (DEM), o Paulista.

O pedido de instauração de uma CPI foi protocolado no início do mês de março. Após leitura em Plenário, o documento foi deferido. São autores do Requerimento os vereadores Tiago Braz (Rede), Lucas Arruda (Rede), Diney Lenon (PT), Luzia Martins (PDT), Roberto Santos (Republicanos) e Sílvio Assis (MDB).

De acordo com o Requerimento apresentado pelos vereadores, a CPI tem como objetivo investigar, além do pagamento de férias indenizadas aos prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos: recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), 13º, 1/3 de férias, entre outros direitos trabalhistas aos ocupantes de cargos comissionados ou ocupantes de cargos efetivos afastados para o exercício do cargo político para o qual foram nomeados; pagamento de horas extraordinárias aos ocupantes de cargos considerados de agentes políticos.

As reuniões da CPI acontecem às quintas-feiras, às 08h30, e são transmitidas ao vivo pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.